Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’

Autores/as

  • Francisco Henrique Mesquita FELIX Universidade Estadual do Ceará
  • MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ https://orcid.org/0000-0001-7849-546X

Palabras clave:

Estado da Arte, Ensino de Biologia, Dissertações e Teses, Produção Acadêmica, Ensino de Origem da Vida, Ensino de Evolução Biológica

Resumen

Considerando a relevância dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’ para o ensino de Biologia no Brasil e o trabalho inventariante da pesquisa acadêmica do ensino desses temas realizado por Oliveira (2011), o objetivo de nossa investigação, identificada como um estudo do tipo ‘estado da arte’, foi o mapeamento da produção acadêmica brasileira, na forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado, que aborda o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’, defendida em programas de pós-graduação existentes no país, no período de 2008 a 2018. Foi realizada uma análise documental dessa produção, abrangendo 139 documentos, através de instrumentos quali-quantitativos e da leitura na íntegra dos textos. Apresentamos nesse texto parte de nossos resultados, que convencionamos denominar de Base Institucional da Produção Acadêmica.

Biografía del autor/a

Francisco Henrique Mesquita FELIX, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo participado do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC-UECE). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e técnico em enfermagem pela Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa.

MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Profesor Asistente de Práctica de Enseñanza en Biología de la Facultad de Educación de Itapipoca (FACEDI), campus de la Universidad Estatal de Ceará (UECE). Tengo experiencia profesional en la docencia en la Enseñanza Superior (UFC, UESC y UECE), en la enseñanza de las Ciencias Naturales (6º a 9º años de la Enseñanza Fundamental), Biología y Prácticas de Laboratorio de Ciencias (1º a 3º años de la Enseñanza Media). (UFSC, 2011). Estoy estudiando doctorado en Enseñanza, Filosofía e Historia de las Ciencias (UFBA-UEFS, en la Universidad de la República de Buenos Aires, desde 2017).  Soy de la Asociación Brasileña de Enseñanza de Biología (SBEnBio) y de la Asociación Brasileña de Investigación en Educación en Ciencias (ABRAPEC) y miembro de la Red de Investigación de Educación en Ciencias de la UECE (REPENCI-UECE). Tengo interés en investigaciones educativas que aborden 'Historia y Filosofía de la Ciencia en la Enseñanza de Biología' y 'Controversias Sociocientíficas en la enseñanza de Ciencias y Biología y sus implicaciones en la formación de profesores', en especial la enseñanza de los temas 'Origen de la Vida' y ' Evolución Biológica

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

FELIX, F. H. M., & OLIVEIRA, M. C. A. D. (2021). Base institucional da pesquisa acadêmica brasileira de 2008 a 2018 sobre o ensino dos temas ‘Origem da Vida’ e ‘Evolução Biológica’. Conexão ComCiência, 1(3). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6775

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