TEORIA DO CAOS E A NÃO LINEARIDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DIANTE DA SENSIBILIDADE AS AÇÕES HUMANAS
UMA REFLEXÃO SOBRE AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS
Mots-clés :
Teoria do Caos. Equações diferenciais ordinárias. Pandemia. EducaçãoRésumé
O que nos remete imaginar viver próximos de um filme de ficção cientifica, a partir das inúmeras mudanças ocorridas com o alto risco de contaminação causada pela Covid-19, muitas decisões contrárias aos alertas dos cientistas nos aproximam de um enredo de filmes ou web séries nessa temática. Contudo, o problema está na veracidade e no aumento exponencial de casos e óbitos. O ponto de partida desse artigo está na relação entre os conhecimentos da Física e da Matemática, no estudo da teoria do caos e das equações diferenciais ordinárias para explicar os fenômenos ocorridos desde a descoberta do vírus até a suspensão das aulas e o início do ensino remoto, contrapondo a esses fatos as diversas variáveis que alteram o estado inicial de um evento e aumentam sucessivamente alterando o resultado, supondo certos resultados de acordo as decisões anteriores. Este é o objetivo do tema: relacionar os eventos e as deliberações para compreender o estado atual no Brasil, levando a discussão alguns estudos e pesquisas que possibilitem fundamentar o nosso trabalho. Para isso, a análise de fatos tanto na realidade quanto na ficção, servem para criar uma analogia do contexto atual, as interferências iniciais e como elas influenciaram no resultado final. Esse artigo não é um ponto final, mas um alerta para as futuras ações e como elas terão o poder de intervir no futuro da educação no Brasil.
Références
ANTUNES NETO, Joaquim M. F. Sobre o ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: Por que se refletir em tempo de pandemia? 2020. Disponível em: . Acesso em 19 mar. 2021.
COSTA, Camilla. TOMBESI, Cecília. Gráfico mostra tempo que humanidade levou para criar vacinas e recorde para covid-19: Levou apenas 10 meses para a Pfizer e BioNTech desenvolverem a vacina contra a covid-19. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2020/12/4894660-grafico-mostra-tempo-que-humanidade-levou-para-criar-vacinas-e-recorde-para-covid-19.html. Acesso em 19 mar. 2021.
ESTEVES, Pedro José. Coronavírus: um velho conhecido do morcego e do homem. Set. 2020. Disponível em: https://rce.casadasciencias.org/rceapp/pdf/2020/038/. Acesso em 19 mar. 2021.
ESTEVEZ, Adriana. El zoomismo y el disciplinamiento para la inmovilidad productiva. 2020. Disponível em:
https://medioambiente.nexos.com.mx/el-zoomismo-y-el-disciplinamiento-para-la-inmovilidad-productiva/. Acesso em 19 mar. 2021.
G1. Restaurantes da china voltam a servir civeta, animal que transmitiu SARS. 2007. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1456653-5602,00-RESTAURANTES+DA+CHINA+VOLTAM+A+SERVIR+CIVETA+ANIMAL+QUE+TRANSMITIU+SARS.html. Acesso em 19 mar. 2021.
GAZELA, Marcelo. O leitor como protagonista: reflexões sobre metodologias ativas nas aulas de literatura. In: Bacich, Lilian. MORAN, José. (Orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Pneso, 2018.
GLEICK, James. Caos: A criação de uma nova ciência. Tradução: Waltensir Dutra. 4 ed. Rio de Janeiro: Dutra, 1991.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora34 Ltda. 1999, Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em 19 mar. 2021.
LORENZ, Edward N. Fluxo não periódico determinismo. 1963. Disponível em: https://journals.ametsoc.org/view/journals/atsc/20/2/1520-0469_1963_020_0130_dnf_2_0_co_2.xml?tab_body=pdf; Acesso em 18 mar. 2021.
MODELLI, Laís. TENENTE, Luiza. Os argumentos científicos de quem é contra, a favor ou está em dúvida sobre retomar aulas no Brasil durante a pandemia. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/30/os-argumentos-de-quem-e-contra-a-favor-ou-esta-em-duvida-sobre-retomar-aulas-no-brasil-durante-a-pandemia.ghtml. Acesso em 19 mar. 2021.
MORGADO, José Carlos. SOUSA, Joana. PACHECO, José Augusto. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Disponível em: http://repositorium.uminho.pt/bitstream/1822/65846/1/MorgadoSousa%26Pacheco_2020_Transforma%c3%a7%c3%b5esEmTemposPandemia.pdf. Acesso em 19 mar. 2021.
PACHECO, José Augusto. Uma outra escola? 2020. Disponível em: ttps://www.publico.pt/2020/04/07/impar/opiniao/escola-1911167. Acesso em 19 mar. 2021.
PROTEÇÃO animal mundial. Conheça o mamífero asiático explorado para produzir café mais caro do mundo. 2016. Disponível em:
https://www.worldanimalprotection.org.br/not%C3%ADcia/conheca-o-mamifero-asiatico-explorado-para-produzir-cafe-mais-caro-do-mundo. Acesso em 19 mar. 2021.
SANTANA, Ian Lima. SANTOS, Ramon Alves dos. TAKIYA, Carlos. Física de partículas e o modelo padrão: uma abordagem descritiva. In: OLIVEIRA, Guilherme Antônio Lopes de. (Org.). Pesquisa e sociedade: os desafios e as contribuições da ciência. Campo Grande: Editora Inovar, 2020. P. 72-82.
SOARES, Marcelo Reicher. Matemática e complexidade; Disponível em: file:///C:/Users/Coordena%C3%A7%C3%A3o/Downloads/3413-13997-1-PB.pdf. Acesso em 18 mar. 2021.
SOUZA, D. KLAFKE, J. BASSINI, A. Teoria do Caos. 2020. Disponível em: https://www.parquecientec.usp.br/passeio-virtual/matematica/teoria-do-caos. Acesso em 18 mar. 2021.
VAIANO, Bruno. Morcegos carregam decenas de vírus, mas são imunes a eles. Por que? 2020. Disponível em:
https://super.abril.com.br/ciencia/morcegos-carregam-dezenas-de-virus-mas-sao-imunes-a-eles-por-que/. Acesso em 19 mar. 2021.
FILMOGRAFIA
DARK. Direção: Baran Bo Odar. Produção: Netflix. País de origem: Alemanha, 2017.
EFEITO borboleta. [Filme]. Direção: Eric Bress, J. Mackye Gruber. Produção: Anthony Rhulen, Chris Bender, Ashton Kitcher, J.C. Spinik, A.J. Dix. País de origem: Estados Unidos, 2004.
O JOGO da imitação. [Filme-vídeo]. Produção de Teddy Schwarzman e Graham Moore.
Direção de MortenTyldum. EUA, Grã-Betanha e Irlanda do Norte: 2014. (114 min.).
THE man int the high castle. Direção: David Semel; Daniel Percival; Ken Olin; Michael Rymer; Bryan Spicer; Nelson McCormick; Brad Anderson; Karyn Kusama; Michael Slovis. Amazon Studios; Scott Free Productions; Electric Shepherd Productions; Headline Pictures; Big Light Productions; Picrow; Reunion Pictures, 2015. On-line (548 min.). Baseado no livro “O homem do castelo alto” de Philip K. Dick.
THE walking dead. Direção: Greg Nicotero et al. Produção: Robert Kirkman et al. EUA: AMC, 2010. (7 Temporadas – 2010 a 2017).
VELOZES e furiosos: desafio em Tóquio. Direção: Justin Lin. Produção: Neal H. Moritz. Produtoras: Relativity Media; Original Film. EUA, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .