O uso do Google Classroom como ferramenta tecnológica no ensino

Conteúdo do artigo principal

Bill Clinton Divino dos Reis
Andrezza Farias Viana
Priscila dos Anjos Costa
Marlene Cunha Santos

Resumo

Este trabalho analisa o uso da plataforma do Google Classroom no processo de ensino-aprendizagem, visando discutir sobre um importante aliado auxiliador para professores. Para tanto, toma-se como referencial teórico Araújo (2016), Prandini (2009), Vygotsk (1991), dentre outros. Este trabalho é de metodologia bibliográfica com abordagem socioconstrutivista. No decorrer do presente texto, pode-se observar quanto as TICs têm, ao longo dos anos, ganhado muita visibilidade e usabilidade nos mais diversos processos educativos, principalmente no Ensino Remoto, haja vista que elas possibilitam uma praticidade no que tange o acompanhamento dos resultados imediatos, possibilitando ao estudante interagir, participar, contribuir, além agilizar intervenções necessárias no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos por parte dos professores.


 


Palavras-chaves: Socioconstrutivismo; TICs; Ensino Remoto.

Detalhes do artigo

Como Citar
Divino dos Reis, B. C., Farias Viana, A., dos Anjos Costa, P., & Cunha Santos, M. (2023). O uso do Google Classroom como ferramenta tecnológica no ensino. Conexão ComCiência, 3(2). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10471
Seção
Dossiê - Tecnologia e Educação
Biografia do Autor

Bill Clinton Divino dos Reis, Especialista em Educação Digital – UNEB

Especialista em Educação Digital–UNEB, ORCID: 0000-0002-9207-4407, billclintonreis@gmail.com

Andrezza Farias Viana, Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEPB

Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática–UEPB, ORCID: 0000-0002-8312-8493, andrezzafviana@hotmail.com

Priscila dos Anjos Costa, Mestra em Educação –UNEB

Mestra em Educação – UNEB, ORCID: 0000-0001-7742-8724, costapriscilla@outlook.com.br

Marlene Cunha Santos, Especialista em Educação Digital–UNEB

Especialista em Educação Digital–UNEB, ORCID: 0000-0002-9645-7579,mmsccunha28@gmail.com

Referências

ARAÚJO, H. M. C. O uso das ferramentas do aplicativo "Google sala de aula" no ensino de matemática. 2016. 93p. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia. Universidade Federal de Goiás Regional Catalão.

DAUDT, L. 6 Ferramentas do google sala de aula que vão incrementar sua aula. Disponível em: https://blog.qinetwork.com.br/6-ferramentas-do-google-sala-de-aula-que-vao-incrementar-sua-aula Acesso em 15 fev. 2023.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, 2003, p. 1-10 PUC-PR, Brasil.

PRANDINI, R. C. Formação do formador para a atuação docente mediatizada pelas tecnologias da informação e comunicação. In: HESSEL, A.; PESCE, L.; ALEGRETTI, S. Formação online de educadores: identidade em construção. São Paulo: RG Editores, 2009, p. 63-88.

SCHIEHL, P. E.; GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. CINTED-UFRGS Novas Tecnologias em Educação. Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 01-10, dez. 2016.

TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem Colaborativa: Teoria e Prática. ResearchGate. Berlim, v. , n. 1, maio 2014.

VALENTE, J. A. O computador e o conhecimento - repensando a educação. São Paulo: Gráfica UNICAMP, 1999.

VARELLA, P. G. et al. Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem: a experiência inédita da PUC-PR. Revista Diálogo Educacional. Paraná, v. 3, n. 6, p. 01-17, maio/ago. 2002.

VYGOTSKY, L.S.; A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.