O uso do Google Classroom como ferramenta tecnológica no ensino
Schlagworte:
Socioconstrutivismo, TICs, Ensino RemotoAbstract
Este trabalho analisa o uso da plataforma do Google Classroom no processo de ensino-aprendizagem, visando discutir sobre um importante aliado auxiliador para professores. Para tanto, toma-se como referencial teórico Araújo (2016), Prandini (2009), Vygotsk (1991), dentre outros. Este trabalho é de metodologia bibliográfica com abordagem socioconstrutivista. No decorrer do presente texto, pode-se observar quanto as TICs têm, ao longo dos anos, ganhado muita visibilidade e usabilidade nos mais diversos processos educativos, principalmente no Ensino Remoto, haja vista que elas possibilitam uma praticidade no que tange o acompanhamento dos resultados imediatos, possibilitando ao estudante interagir, participar, contribuir, além agilizar intervenções necessárias no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos por parte dos professores.
Palavras-chaves: Socioconstrutivismo; TICs; Ensino Remoto.
Literaturhinweise
ARAÚJO, H. M. C. O uso das ferramentas do aplicativo "Google sala de aula" no ensino de matemática. 2016. 93p. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia. Universidade Federal de Goiás Regional Catalão.
DAUDT, L. 6 Ferramentas do google sala de aula que vão incrementar sua aula. Disponível em: https://blog.qinetwork.com.br/6-ferramentas-do-google-sala-de-aula-que-vao-incrementar-sua-aula Acesso em 15 fev. 2023.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, 2003, p. 1-10 PUC-PR, Brasil.
PRANDINI, R. C. Formação do formador para a atuação docente mediatizada pelas tecnologias da informação e comunicação. In: HESSEL, A.; PESCE, L.; ALEGRETTI, S. Formação online de educadores: identidade em construção. São Paulo: RG Editores, 2009, p. 63-88.
SCHIEHL, P. E.; GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. CINTED-UFRGS Novas Tecnologias em Educação. Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 01-10, dez. 2016.
TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem Colaborativa: Teoria e Prática. ResearchGate. Berlim, v. , n. 1, maio 2014.
VALENTE, J. A. O computador e o conhecimento - repensando a educação. São Paulo: Gráfica UNICAMP, 1999.
VARELLA, P. G. et al. Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem: a experiência inédita da PUC-PR. Revista Diálogo Educacional. Paraná, v. 3, n. 6, p. 01-17, maio/ago. 2002.
VYGOTSKY, L.S.; A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Bill Clinton Divino dos Reis, Andrezza Farias Viana, Priscila dos Anjos Costa, Marlene Cunha Santos
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.