O uso do Google Classroom como ferramenta tecnológica no ensino

Autores/as

  • Bill Clinton Divino dos Reis Especialista em Educação Digital – UNEB
  • Andrezza Farias Viana Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEPB
  • Priscila dos Anjos Costa Mestra em Educação –UNEB
  • Marlene Cunha Santos Especialista em Educação Digital–UNEB

Palabras clave:

Socioconstrutivismo, TICs, Ensino Remoto

Resumen

Este trabalho analisa o uso da plataforma do Google Classroom no processo de ensino-aprendizagem, visando discutir sobre um importante aliado auxiliador para professores. Para tanto, toma-se como referencial teórico Araújo (2016), Prandini (2009), Vygotsk (1991), dentre outros. Este trabalho é de metodologia bibliográfica com abordagem socioconstrutivista. No decorrer do presente texto, pode-se observar quanto as TICs têm, ao longo dos anos, ganhado muita visibilidade e usabilidade nos mais diversos processos educativos, principalmente no Ensino Remoto, haja vista que elas possibilitam uma praticidade no que tange o acompanhamento dos resultados imediatos, possibilitando ao estudante interagir, participar, contribuir, além agilizar intervenções necessárias no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos por parte dos professores.

 

Palavras-chaves: Socioconstrutivismo; TICs; Ensino Remoto.

Biografía del autor/a

Bill Clinton Divino dos Reis, Especialista em Educação Digital – UNEB

Especialista em Educação Digital–UNEB, ORCID: 0000-0002-9207-4407, billclintonreis@gmail.com

Andrezza Farias Viana, Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEPB

Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática–UEPB, ORCID: 0000-0002-8312-8493, andrezzafviana@hotmail.com

Priscila dos Anjos Costa, Mestra em Educação –UNEB

Mestra em Educação – UNEB, ORCID: 0000-0001-7742-8724, costapriscilla@outlook.com.br

Marlene Cunha Santos, Especialista em Educação Digital–UNEB

Especialista em Educação Digital–UNEB, ORCID: 0000-0002-9645-7579,mmsccunha28@gmail.com

Citas

ARAÚJO, H. M. C. O uso das ferramentas do aplicativo "Google sala de aula" no ensino de matemática. 2016. 93p. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia. Universidade Federal de Goiás Regional Catalão.

DAUDT, L. 6 Ferramentas do google sala de aula que vão incrementar sua aula. Disponível em: https://blog.qinetwork.com.br/6-ferramentas-do-google-sala-de-aula-que-vao-incrementar-sua-aula Acesso em 15 fev. 2023.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, 2003, p. 1-10 PUC-PR, Brasil.

PRANDINI, R. C. Formação do formador para a atuação docente mediatizada pelas tecnologias da informação e comunicação. In: HESSEL, A.; PESCE, L.; ALEGRETTI, S. Formação online de educadores: identidade em construção. São Paulo: RG Editores, 2009, p. 63-88.

SCHIEHL, P. E.; GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. CINTED-UFRGS Novas Tecnologias em Educação. Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 01-10, dez. 2016.

TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem Colaborativa: Teoria e Prática. ResearchGate. Berlim, v. , n. 1, maio 2014.

VALENTE, J. A. O computador e o conhecimento - repensando a educação. São Paulo: Gráfica UNICAMP, 1999.

VARELLA, P. G. et al. Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem: a experiência inédita da PUC-PR. Revista Diálogo Educacional. Paraná, v. 3, n. 6, p. 01-17, maio/ago. 2002.

VYGOTSKY, L.S.; A formação social da mente. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado

2023-05-05

Cómo citar

Divino dos Reis, B. C., Farias Viana, A., dos Anjos Costa, P., & Cunha Santos, M. (2023). O uso do Google Classroom como ferramenta tecnológica no ensino. Conexão ComCiência, 3(2). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10471

Número

Sección

Dossiê - Tecnologia e Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.