Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias

Autores/as

  • Daniele Florêncio de Souza EEMTI Olegário Abreu Memória
  • ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Palabras clave:

Ciências, Contação de Histórias, Educação Básica, Lúdico

Resumen

A Educação Básica enfrenta incontáveis desafios no processo de ensino aprendizagem, destacando-se o tradicionalismo como motivador da prática de não reflexão no ato do aprendiz. Essa ação é recorrente nas disciplinas de Ciências da Natureza ou Exatas, pois exigem inúmeras habilidades, afetando diretamente na formação do pensamento crítico reflexivo. Ciente da necessidade de ressignificação nos processos de ensino, a contação de histórias configura-se como uma metodologia potencializadora frente a problemática citada. Vista como uma arte, a contação de histórias é aplicada como estratégia didática no Ensino Infantil. Então, confiando em sua promissora atuação, os objetivos deste trabalho são demonstrar a sua usabilidade para o Ensino de Ciências, a partir dos resultados de um estudo de campo realizado no município de Crateús-CE, cenário da pesquisa. Tais resultados apontaram o auxílio da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem dos pesquisados, respondendo positivamente aos objetivos esperados neste estudo.

Citas

BARROS, José D’assunção. Os trovadores medievais e o amor cortês - reflexões historiográficas. Aletheia, v. 1, n. 1, p. 1-15, abril. 2008. Disponível em: <http://teleminiweb.com.br/historia/artigos/i_media/pdf/barros.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2019.


CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. Sextante, 2003.


GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Editora Atlas, 2002.


MILARÉ, Tathiane; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro; REZENDE, Daisy de Brito. Discutindo a Química do Ensino Fundamental Através da Análise de um Caderno Escolar de Ciências do Nono Ano. Química Nova na Escola, v. 00, n. 0, p. 01-10. 2014. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/AF-19-13.pdf>. Acesso em: 14 jul. 19.


MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 1, n. 3, p. 25-46, 2011. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/asr/?go=artigos&idEdicao=3>. Acesso em: 10 jan. 19.


RODRIGUES, Jaqueline Lira. Contação de histórias na educação infantil: uma experiência na prática docente. Monografia (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1963>. Acesso em: 20 fev. 2019.


SANTOS, Rosana Maria dos. A contação de histórias como instrumento de socialização na educação infantil. 2011. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) – Faculdade de Educação (FACED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Três Cachoeiras, 2011. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71970/000880723.pdf?sequence=1>. Acesso em: 08 jun. 2020.


SILVEIRA, Bianca Farias da. Contação de histórias na sala de aula: um poder mágico!. Revista Prolíngua, v. 2, n. 2, p. 25-33, julho. 2008. Disponível em: <http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/13402>. Acesso em: 14 dez. 2019.

SOUZA, Linete Oliveira de.; BERNARDINO, Andreza Dalla. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educere Et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul. 2011. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewArticle/4643>. Acesso em: 14 dez. 2019.


VANSINA, Jan. A tradição oral e sua metodologia. In. _____. História geral da África 1. 1982. cap. 07, 139-166.

Publicado

2021-04-02

Cómo citar

de Souza, D. F., & RODRIGUES DA SILVA, A. L. (2021). Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias. Conexão ComCiência, 1(2). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4852

Artículos más leídos del mismo autor/a