Aprendendo Ciências por meio da Contação de Histórias
Keywords:
Ciências, Contação de Histórias, Educação Básica, LúdicoAbstract
A Educação Básica enfrenta incontáveis desafios no processo de ensino aprendizagem, destacando-se o tradicionalismo como motivador da prática de não reflexão no ato do aprendiz. Essa ação é recorrente nas disciplinas de Ciências da Natureza ou Exatas, pois exigem inúmeras habilidades, afetando diretamente na formação do pensamento crítico reflexivo. Ciente da necessidade de ressignificação nos processos de ensino, a contação de histórias configura-se como uma metodologia potencializadora frente a problemática citada. Vista como uma arte, a contação de histórias é aplicada como estratégia didática no Ensino Infantil. Então, confiando em sua promissora atuação, os objetivos deste trabalho são demonstrar a sua usabilidade para o Ensino de Ciências, a partir dos resultados de um estudo de campo realizado no município de Crateús-CE, cenário da pesquisa. Tais resultados apontaram o auxílio da contação de histórias no processo de ensino aprendizagem dos pesquisados, respondendo positivamente aos objetivos esperados neste estudo.
References
CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. Sextante, 2003.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Editora Atlas, 2002.
MILARÉ, Tathiane; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro; REZENDE, Daisy de Brito. Discutindo a Química do Ensino Fundamental Através da Análise de um Caderno Escolar de Ciências do Nono Ano. Química Nova na Escola, v. 00, n. 0, p. 01-10. 2014. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/AF-19-13.pdf>. Acesso em: 14 jul. 19.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 1, n. 3, p. 25-46, 2011. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/asr/?go=artigos&idEdicao=3>. Acesso em: 10 jan. 19.
RODRIGUES, Jaqueline Lira. Contação de histórias na educação infantil: uma experiência na prática docente. Monografia (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1963>. Acesso em: 20 fev. 2019.
SANTOS, Rosana Maria dos. A contação de histórias como instrumento de socialização na educação infantil. 2011. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) – Faculdade de Educação (FACED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Três Cachoeiras, 2011. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/71970/000880723.pdf?sequence=1>. Acesso em: 08 jun. 2020.
SILVEIRA, Bianca Farias da. Contação de histórias na sala de aula: um poder mágico!. Revista Prolíngua, v. 2, n. 2, p. 25-33, julho. 2008. Disponível em: <http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/13402>. Acesso em: 14 dez. 2019.
SOUZA, Linete Oliveira de.; BERNARDINO, Andreza Dalla. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista Educere Et Educare, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul. 2011. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/viewArticle/4643>. Acesso em: 14 dez. 2019.
VANSINA, Jan. A tradição oral e sua metodologia. In. _____. História geral da África 1. 1982. cap. 07, 139-166.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Daniele Florêncio de Souza, ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.