O ENSINO SUPERIOR EM CAJAZEIRAS:
UM ESPAÇO PREDOMINANTE FEMININO
DOI:
https://doi.org/10.52521/bilros.v12i25.14170Parole chiave:
Educação de Mulheres, Ensino Superior, Formação, MagistérioAbstract
Objetivou-se compreender a influência da primeira instituição de Ensino Superior do município de Cajazeiras para com a educação de mulheres no alto sertão[1] paraibano. O estudo é exploratório-descritivo e de abordagem qualitativa. Os dados procederam de fontes documentais e orais. Embora destinada a homens e mulheres, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), nos anos primeiros nove anos de funcionamento (1970-1979), teve suas vagas majoritariamente preenchidas por mulheres (n=1.668, 75,78%). A maioria dessas mulheres eram professoras que depositavam na formação superior a esperança de acessão profissional. De maneira geral, os ex-alunos da faculdade preenchiam os novos postos na docência, inclusive na própria instituição. A expressiva presença feminina em meio ao alunado do Ensino Superior de Cajazeiras não representou a superação das contradições de gênero.
Riferimenti bibliografici
BARALDI, Ivete Maria. A CADES e a formação de professores para o ensino secundário: uma campanha nos anos de 1950-1960. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 3, p. 34-43, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6133. Acesso em: 24 jul. 2024.
BARRETO, Andreia. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, n. 6, p. 5-46, 2014. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2016/04/caderno_gea_n6_digitalfinal.pdf. Acesso em: 24 jul. 2024.
BRASIL. Censo da Educação Superior, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br › documentos › 2022. Acesso em: 24 jul. 2024.
BRANDENBURG, Cristine; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; FIALHO, Lia Machado Fialho. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–16, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i2.3527. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3527. Acesso em: 25 jul. 2024.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Garlhado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.
FERREIRA, Andréa Tereza Brito. A Mulher e o Magistério: razões da supremacia feminina (A Profissão Docente em uma Perspectiva Histórica). Tóp. Educação. Recife, v.6. n.1-3. p.61, 1998.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. Trajetórias formativas (auto) biográficas de educadores (as) negros (as) nas teses e dissertações brasileiras (2003-2021). Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, p. e220, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e220. Acesso em: 24 jul. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques; NASCIMENTO, Vanusa Neves. Docência no Ensino Superior: quais saberes mobilizar para formar professores? Pro-Posições [online], v. 34, e20220044, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0044 https://doi.org/10.1590/1980-6248-2022-0044EN. Acesso em: 24 jul. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HONORATO, Herculos Guimarães. A participação feminina nos Cursos de Graduação da Escola Naval. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335596, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5596. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5596. Acesso em: 25 jul. 2024.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
MACHADO, Charliton José dos Santos; LACET, Juliana Aparecida Lemos. Feminismo e republicanismo na imprensa de Portugal: incursão investigativa no jornal A Capital (1910). Ex æquo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, n. 46, p. 155-169, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22355/exaequo.2022.46.10. Acesso em: 14 abr.2024.
MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; LACET, Juliana Lemos. In: VIEIRA, Cristina Maria Coimbra (Org.). Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde Coletiva, v.17, n. 3, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413- 81232012000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 25 jul. 2025.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos. História das instituições escolares de ensino superior nas teses e dissertações brasileiras (2005-2021). Revista Cocar, n. 18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5783. Acesso em: 25 jul. 2024.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino. A emancipação da medicina paraibana: tessituras constitutivas da Faculdade de Medicina da Paraíba (1950-1974). 2024. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024.
NUNES, Maria Lúcia da Silva; MACHADO, Charliton José dos Santos; LACET, Juliana Lemos. Catharina Moura e os direitos da mulher: discursos em muitas vozes. Cadernos Cedes, Campinas, v. 44, n. 122, p.37-48, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC271174. Acesso em: 24 jul. 2024.
PASSOS, Elizete S. A mulher na Universidade Federal da Bahia: avanços e recuos. Bahia Análise & Dados. Salvador, v.7, n. 2, p. 142-150, 1997.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
RIBEIRO, A. F. M.; VIEIRA, A. M. D. P. O ingresso de mulheres nas universidades no Brasil (1940-1980). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023100, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18047. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18047.
RODRIGUES, Denise S.; FRANÇA, Maria do Perpetuo Socorro G. de S. A. O uso do documento em pesquisa sócio-histórica. In: MARCONDES, Maria I.; TEIXEIRA, Elizabeth; OLIVEIRA, Ivanilde A. de O. (Orgs.). Metodologia e técnicas de pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2010. pp. 75-91.
SOUSA, Kássia Rejane Pereira de. As relações de poder no processo de criação do Ensino Superior na cidade de Cajazeiras – PB, nos anos de 1970. Monografia. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Cajazeiras. 2011. 50p.
SOUSA, Kássia Rejane Pereira de. Silêncios e Memórias: a idealização e implantação do ensino superior na cidade de Cajazeiras-PB (1965-1970). Dissertação. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2023. 220p
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. 2. ed. Rio de Janeiro, 1992
VENTURINI, Anna Carolinai. A Presença Das Mulheres Nas Universidades Brasileiras: um panorama de desigualdade. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1500230828_ARQUIVO_AnnaCarolinaVenturini_Texto_completo_MM_FG.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
VERDE, Ana Paula dos Santos Reinaldo; MARTINS, Elcimar Simão. . Docência no ensino superior: entre a experiência e o experimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49163, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49163. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9163. Acesso em: 25 jul. 2024.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Kássia Rejane Pereira de Sousa, Charliton José dos Santos Machado, Vanusa Nascimento Sabino Neves
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.