ANÁLISE INTEGRADA DE UNIDADES DE PAISAGEM SUBMERSAS NA PLATAFORMA CONTINENTAL ADJACENTE AO MUNICÍPIO DE ITAREMA (CEARÁ, BRASIL): SUBSÍDIOS PARA GESTÃO TERRITORIAL OU DE RECURSOS NATURAIS

Autores

  • Luciano Filho de Sousa Paula

Palavras-chave:

Plataforma continental, Feições submersas, Sísmica rasa

Resumo

Estudos que tratem da Plataforma Continental do Nordeste Brasileiro remontam a segunda metade da década de 60. Os trabalhos realizados caracterizaram de forma regional a superfície e a subsuperfície deste ambiente submerso. O município de Itarema e Acaraú estão localizados no litoral oeste do estado do Ceará, onde este trabalho tem por objetivo principal analisar e entender a configuração geomorfológica da Plataforma Continental adjacente a estes dois municípios. A partir dos dados sísmicos, batimétricos e sedimentológicos obtidos em expedições oceanográficas prévias, na área, observou-se que a Plataforma Continental, defronte aqueles municípios, possuem características similares às observadas no estado do Ceará. A paisagem submersa daquele setor do estado foi observada e identificadas uma série de feições submersas, caracterizando-as segundo as classificações disponível na literatura. Para a consecução do trabalho foram feitos levantamentos bibliográficos acerca das características oceanográficas da área, incluindo a dinâmica de flutuação do nível médio do mar, mudanças tectônicas, suprimento sedimentar, correntes, ondas, mudanças climáticas. Percebeu-se que todos estes processos associados vão modificando a configuração do assoalho marinho. Com base nos dados levantados foi possível identificar formas de fundo e o relevo deste ambiente submerso, com o apoio técnico de equipamento de geofísica, consubstanciando assim com registros sísmicos da área, associados a amostras de sedimentos das áreas sondadas. Os ventos que prevalecem na direção NE – SE, influenciam na paisagem emersa e submersa, controlando a dinâmica costeira e marinha. No litoral predominam as ondas sea, e em eventos extremos ondas do tipo swell que contribuem para a configuração da paisagem submersa. Os registros sísmicos nos proporcionou a observação de alguns ambientes ou patamares no trajeto da plataforma rasa seguindo em direção à plataforma média. Com isto foi possível observar que este conjunto de dados, pode trazer ótima fonte de informação a cerca da configuração geomorfológica desta região, entender os processos formadores destas feições para o correto manejo e uso sustentável deste frágil ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

DE SOUSA PAULA , L. F. . ANÁLISE INTEGRADA DE UNIDADES DE PAISAGEM SUBMERSAS NA PLATAFORMA CONTINENTAL ADJACENTE AO MUNICÍPIO DE ITAREMA (CEARÁ, BRASIL): SUBSÍDIOS PARA GESTÃO TERRITORIAL OU DE RECURSOS NATURAIS. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 231–232, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6978. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Defesa do PropGEO