MICROCLIMAS NA BACIA DO RIO MARIA CASIMIRA, MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA-MG

Autores

  • Carlos Henrique Jardim UFMG
  • Jaqueline da Consolação Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

microclimas, vegetação, topografia

Resumo

O presente artigo discute a influência da vegetação e topografia na organização de microclimas no interior de áreas florestais e propriedades rurais no distrito de André do Mato Dentro, município de Santa Bárbara-MG. Os dados foram produzidos em campo com registradores automáticos (temperatura e umidade relativa do ar) no período compreendido entre outubro de 2016 e março de 2017. A análise utilizou recursos básicos de estatística, seleção de situações horárias e relação com fatores ambientais (vegetação, topografia e ocupação humana), em diferentes situações de tempo meteorológico. As variações de temperatura e umidade relativa do ar indicaram a influência da vegetação como fator principal na estruturação dos microclimas. Modificações nesse estrato podem acarretar alterações em favor de maior disponibilidade de calor sensível e redução do aporte de evaporação para o ar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AB'SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.

DIAS, J. B.; CARMO, V. A.; JARDIM, C. H.; COSTA, A. M. Contribuição metodológica para o ensino da Geografia na Educação do Campo: uma abordagem geossistêmica da paisagem do córrego Maria Casimira na comunidade rural de André do Mato Dentro - Serra do Gandarela, MG In: 5º Encontro da Rede de Estudos Rurais - UFPA, 2012, Belém (PA). Anais... Belém (PA): Editora da UFPA, 2012.

GEIGER, R. Manual de microclimatologia. O clima da camada de ar junto ao solo. 4ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1961.

JARDIM, C. H.; COSTA, A. M.; DIAS, J. B.; DIAS, J. L.; VIANA, J. H. M. Vegetação e microclimas na bacia do córrego Maria Casimira, distrito de André do Mato Dentro-Santa Bárbara (MG). In: VII Simpósio Internacional de Climatologia (VII SIC): Clima, Variabilidade e Perspectivas Futuras, 2017, Petrópolis-RJ. Anais.... Rio de Janeiro-RJ: SBMET, v.1, p.89-89, 2017.

JARDIM, C. H.; GALVANI, E. Uso da Terra e Variações da Temperatura do Ar no Interior e Áreas Limítrofes ao Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais. Revista do Departamento de Geografia, Ed. Especial, p.162-173, 2018.

MONTEIRO, C. A. F. O estudo geográfico do clima. Cadernos Geográficos, Florianópolis, n.1, 1999.

MONTEIRO, C. A. F. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2000.

TARIFA, J. R. Alterações climáticas resultantes da ocupação agrícola no Brasil. Revista do Departamento de Geografia, n. 8, São Paulo, 1994.

WALTER, H. Vegetação e Zonas climáticas. São Paulo: E.P.U., 1986.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Como Citar

JARDIM, C. H.; SILVA, J. da C. MICROCLIMAS NA BACIA DO RIO MARIA CASIMIRA, MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA-MG. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 9, n. 2 Especial, p. 86–95, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2173. Acesso em: 2 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos