“O mar e a terra são territórios”:
Ensinamentos do Sr. Nildo Sacramento Bomfim, do Quilombo Pesqueiro Graciosa-BA
DOI:
https://doi.org/10.52521/geouece.v13i25.14532Palavras-chave:
Quilombo Pesqueiro Graciosa; Baixo Sul da Bahia; Pesca Artesanal; Turismo PredatórioResumo
O Sr. Nildo Sacramento Bomfim, do Quilombo Pesqueiro Graciosa (BA), compartilha em sua entrevista os saberes e vivências transmitidos por gerações no território quilombola. Ele enfatiza a relação profunda entre a terra e o mar, destacando como as atividades de pesca e agricultura são interligadas ao cotidiano da comunidade. A oralidade, presente nas histórias contadas pelos mais velhos, é uma ferramenta crucial para preservar os conhecimentos tradicionais. Além disso, o Sr. Nildo reflete sobre os desafios enfrentados pelas lideranças quilombolas com pouca escolaridade, que, apesar de obstáculos, continuam a lutar por seus direitos. Ele destaca as lutas políticas que marcaram as últimas duas décadas e os principais conflitos atuais enfrentados pelo Quilombo Graciosa, como as violações de direitos e o impacto de projetos de exploração no território.
Downloads
Métricas
Referências
BOMFIM, Nildo Sacramento. Entrevista oral concedida a Rosânia Oliveira do Nascimento e Andréa Souza Bomfim, em 2024. Quilombo Pesqueiro Graciosa-BA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andréa Souza Bomfim, Rosânia Oliveira do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.