Do relacionar-se com a morte ao suicídio
algumas elaborações a partir do pensamento de Tugendhat
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.8363Parole chiave:
Morte, Suicício, Eu, Reflexão, TugendhatAbstract
O objetivo do presente artigo é a partir das elaborações de Tugendhat a respeito do relacionar-se com a morte, pensarmos de que forma o suicídio se vincula como liberdade do indivíduo e com os três níveis da reflexão daquele que diz “eu”. Sustentaremos a tese de que o suicida ao relacionar-se com a morte, não consegue ascender ao segundo nível da reflexão ficando preso ao núcleo do “eu” e com isso impossibilitado de refletir sobre a sua vida como um todo. Concluiremos mostrando alguns pontos que nos possibilitaram fazer essa relação do indivíduo para além do estar frente a morte, culminando com o suicídio.
Metriche
Riferimenti bibliografici
CESCO, Marcelo Lucas. TUGENDHAT, Ernst. Egocentricidade e mística: um estudo antropológico. (Resenha). Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 19, n. 2, p. 204-208, maio/ago. 2014.
MACHADO, Elisângela Pereira. Transcendência imanente: Ernest Tugendhat e a mística. Dissertação de mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, São Leopoldo, RS, 2011.
TUGENDHAT, Ernest. Egocentricidade e Mística: um estudo antropológico. Tradução de Adriano Naves de Brito e Valério Rohden. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Taccuini GPOSSHE
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.