Globalização, Estado, políticas públicas e exclusão digital: interrelacionando conceitos
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6767Abstract
O texto trata acerca da interface entre conceitos importantes, tais como globalização, Estado, políticas públicas e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O mote foi elaborar um ensaio como objetivo de discutir a interface entre a globalização e as TDIC, considerando as políticas públicas para sua universalização numa sociedade eminentemente capitalista. Fundamentado principalmente nos estudos de Bauman (2001; 2008), Souza (2003), Kenski (2007), Alves (2011) e Santana, Oliveira e Meira (2013). Discute-se que as TDIC fomentaram a globalização e a ampliação do sistema capitalista. Todavia, não reverberou em maior igualdade e justiça social, na contramão, o Estado não consegue assegurar a inclusão digital e, na lógica da acumulação do capital, parte considerável da população brasileira permanece sem conhecimento para fazer uso dos artefatos digitais e recursos para a sua aquisição ou acesso. Esse quadro de exclusão foi asseverado em tempos de pandemia causada pela Covid-19.
Palavras-chave: Estado democrático; Desigualdade social; Inclusão digital.
Metriche
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, et al. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. v. 2, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jistm/a/7BZxyCX73JT9tJbBmsbfZ8w/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2021.
ALVES et al. Avaliação de políticas públicas de TIC no Brasil: uma abordagem supradisciplinar. Perspectivas em Políticas Públicas, Belo Horizonte, v. X, n. 19, p. 19-55, jan./jun., 2017. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/1798. Acesso em: 14 abr. 2021.
ALVES, Giovanni. As dimensões da globalização: Marx e a globalização como lógica do capital. Disponível em: https://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/Marx_e_a_Globalizacao.pdf, s/d. Acesso em: 09 abr. 2021
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Tradução. José Gradel. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001
BITTAR, Marisa. História da educação: da antiguidade à época contemporânea. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
BODART, Cristiano das Neves. O Estado para Karl Marx. Blog Café com Sociologia, mai. 2016.1. Disponível em: https://cafecomsociologia.com/wp-content/uploads/2020/11/O-Estado-para-Karl-Marx.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021
BREIER, Volmir Miki. A função do Estado em Hobbes. 2008. 71f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2784. Acesso em: 12 abr. 2021.
BERSCH, Maria Elisabete; SCHLEMME, Eliane. Educação e tecnologias digitais: uma vivência pedagógica na formação de professores. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.6, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2297. Acesso em: 20 abr. 2021.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
CHESNAIS, François. A globalização e o curso do capitalismo de fim-de-século. Revista Economia e Sociedade, Campinas, v.5, p.1-30, dez.,1995. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/ images/arquivos/artigos/430/01-CHESNAI5.pdf. Acesso em: 09 abr. 2021.
CORREIA, Rosângela Linhares; SANTOS, José Gonçalo dos. A Importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação a Distância (EAD) do Ensino Superior (IES). Revista Aprendizagem em EAD, v. 2, nov., 2013. Disponível em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/raead. Acesso em: 11 abr. 2021. Acesso em: 14 abr. 2021.
DI FELICE, Massimo. Ser redes: o formismo digital dos movimentos net-ativistas. Revista Matrizes, n.7, p. 49- 71, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/69406. Acesso em: 10 abr. 2021.
FREITAS, Francisco Cláudio Costa de; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Uso de tecnologias nas aulas de Geografia no ensino médio. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, p. 653-671, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5064. Acesso em: 09 ago. 2021.
FORJAZ, Maria Cecília Spina. Globalização e crise do estado nacional. ERA, v. 40, n. 2, abr./jun., 2000.
GADOTII, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GOMES, Elizabeth. Exclusão digital: um problema tecnológico ou social? Instituto do Trabalho e Sociedade, ano 2, número especial, dez., 2002.
GONÇALVES, Gabriele. Processos de Produção. Disponível em: https://monografias.brasilescola .uol.com.br/sociologia/processos-producao.htm. Acesso em: 10 abr. 2021.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 2.ed. Campinas-SP: Papirus, 2007.
LÉVY, P. O que é virtual. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl D. Educar na era planetária.
O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana.
Tradução de Sandra T. Valenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília DF: Unesco, 2003.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde. EAD em Foco, v. 10, p. 16, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/989. Acesso em: 09 ago. 2021.
OLIVEIRA, Adão Francisco. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática, 2010. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/texto-4-pol%C3%8Dticas-p%C3%9Ablicas-educacionais.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.
OLIVEIRA, Carlos Alonso Barbosa de. Processo de industrialização: do capitalismo originário ao atrasado. São Paulo: Editora UNESP, 2003. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 10 abr. 2021.
SANTANA, Vagner Caminhas; OLIVEIRA, Daniel Coelho de; MEIRA, Thiago Augusto Veloso. Estado em Hobbes, John Locke e Rousseau, 2013. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd186/estado-em-hobbes-locke-e-rousseau. Acesso em: 12 abr. 2021
SORJ, Bernardo; GUEDES, Luís Eduardo. Exclusão Digital: problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas. Revista Novos Estudos. n. 72, jul., 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/vZ6fSRKr6SDKBHP6vdxbGTP/?lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2021.
SOUZA, Celina. “Estado da Arte” da Área de Políticas Públicas: Conceitos e Principais Tipologias. Anais... XXVII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). GT: Políticas Públicas. Caxambu, MG. 21-25 de outubro de 2003.
STIGLITZ, Joseph E. A globalização e seus malefícios: a promessa não-cumprida de benefícios globais. Ed. Futura: São Paulo, 2002, 327 p.
VALENTE, Jonas. Brasil tem 134 milhões de usuários de internet. Agência Brasil. Brasília. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa. Acesso em: 13 abr. 2021.
WINTER, Lairton Moacir. A concepção de Estado e de poder político em Maquiavel. Tempo da Ciência, v.13, n. 25, p. 117-128, jan./jun., 2006. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/viewFile/1532/1250. Acesso em: 12 abr. 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Taccuini GPOSSHE
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.