História e memória do Congo: contribuições da educação não formal

Autori

  • Juliana Casotto Pirchiner Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Paulo Cesar da Silva Passamai Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Eduardo Augusto Moscon Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6733

Abstract

Este artigo discute as contribuições da história e memória no processo de educação não formal, por meio da manifestação cultural do Congo do Espírito Santo, patrimônio cultural imaterial. A memória é elemento constituinte do sentimento de identidade, tanto individual ou coletiva, sendo este fator determinante no pertencimento de uma pessoa ou de um grupo. As festas de Congo enquanto patrimônio imaterial promovem a identidade dos integrantes e fortalece as relações sociais em que compartilham valores e trocas simbólicas, adquirindo significados individuais e se unem coletivamente, resolvendo por meio dos festejos num plano simbólico as contradições da vida social aparentemente inconciliável no plano político. O Congo é um espaço de resistência, rico, que abre possibilidades de uma educação voltada para a preservação, conservação e valorização cultural reconhecendo a produção de conhecimento existente neste espaço e de divulgação do conhecimento histórico produzido nestes grupos e comunidades.

Metriche

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Biografie autore

Paulo Cesar da Silva Passamai, Prefeitura Municipal de Cariacica

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT/IFES). Professor de história e Pedagogo na educação básica pela rede municipal de Cariacica-ES.

Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro de Educação, Departamento de Educação Política e Sociedade. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997).

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Pubblicato

2021-09-02

Come citare

CASOTTO PIRCHINER, J.; DA SILVA PASSAMAI, P. C. .; MOSCON OLIVEIRA, E. A. . História e memória do Congo: contribuições da educação não formal: . Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 4, n. Unico, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6733. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/6733. Acesso em: 4 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo