Fundamentos teórico-filosóficos e suas determinações nas teorias pedagógicas da educação escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i1.1986

Resumen

Realçando a relação existente entre filosofia e educação, o texto de natureza teórico-conceitual pretendeu abordar os principais fundamentos teórico-filosóficos os quais carregam determinações para o trabalho educativo na educação escolar. Para dar cabo a tal desenvolvimento, realizou-se um primeiro procedimento analítico-expositivo dos traços essenciais das ideias de alguns dos filósofos clássicos da modernidade para, subsequentemente, apresentar suas expressões na educação escolar, a partir de um procedimento de síntese considerando os seguintes critérios: relação sujeito-objeto; concepção de conhecimento; formulação do conhecimento; percurso lógico adotado; primados; expressões pedagógicas e eixos no processo educativo. Com os resultados apresentados, espera-se ter uma efetiva contribuição em termos de reflexão filosófica que se impõe como fundamento nuclear do trabalho pedagógico.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lígia Márcia Martins, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Livre Docente em Psicologia da Educação, professora do Programa da Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara. Grupo de Estudos Marxistas em Educação.

Tiago Nicola Lavoura, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Pós-doutor em Educação e Psicologia (Universidade de Aveiro, Portugal) e em Educação Escolar (UNESP/Araraquara), professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Educação Física (GEPEFEF).

Citas

ANDERY, M. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 8. ed. São Paulo: EDUC, 1999.
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
COMTE, A. Vida e obra. Coleção Os pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
DESCARTES, R. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus Editora, 1978.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000.
LUKÁCS, G. O jovem Hegel e os problemas da sociedade capitalista. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARTINS, J. Psicologia da Cognição: como fazer fenomenologia. In: MARTINS, J.; DICHTCHEKENIAN, M. J. B. (Orgs.). Temas Fundamentais de Fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984.
MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2011.
MARX, K. O capital: crítica da economia política – o processo de produção do capital. Livro 1, v. 1, 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
NOVELLI, P. A. A crítica de Hegel ao conceito de lei em Kant. Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, ano 5, n. 9, p. 101-116, dezembro de 2008. Disponível em: <www.hegelbrasil.org/reh9/novelli.pdf>. Acesso em 20/09/2016.
PENHA, J. O que é existencialismo. Coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 1996.
RICOEUR, P. Fenomenologia e existência: uma leitura de Merleau-Ponty. In: MARTINS, J. e DICHTCHEKENIAN, M. J. B. (Orgs.). Temas fundamentais de fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984.
RUSSELL, B. Obras filosóficas. História da filosofia ocidental. Livro terceiro. São Paulo: Nova Fronteira, 1979a.
RUSSELL, B. Obras filosóficas. História da filosofia ocidental. Livro quarto. São Paulo: Nova Fronteira, 1979b.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados: 2007.
SEVERINO, A. J. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

Publicado

2019-10-03

Cómo citar

MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Fundamentos teórico-filosóficos e suas determinações nas teorias pedagógicas da educação escolar. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 1–20, 2019. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v3i1.1986. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/1986. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

A ciência diante do obscurantismo