Fundamentos teórico-filosóficos e suas determinações nas teorias pedagógicas da educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i1.1986Resumen
Realçando a relação existente entre filosofia e educação, o texto de natureza teórico-conceitual pretendeu abordar os principais fundamentos teórico-filosóficos os quais carregam determinações para o trabalho educativo na educação escolar. Para dar cabo a tal desenvolvimento, realizou-se um primeiro procedimento analítico-expositivo dos traços essenciais das ideias de alguns dos filósofos clássicos da modernidade para, subsequentemente, apresentar suas expressões na educação escolar, a partir de um procedimento de síntese considerando os seguintes critérios: relação sujeito-objeto; concepção de conhecimento; formulação do conhecimento; percurso lógico adotado; primados; expressões pedagógicas e eixos no processo educativo. Com os resultados apresentados, espera-se ter uma efetiva contribuição em termos de reflexão filosófica que se impõe como fundamento nuclear do trabalho pedagógico.
Métricas
Citas
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
COMTE, A. Vida e obra. Coleção Os pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
DESCARTES, R. Discurso sobre o método. São Paulo: Hemus Editora, 1978.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2000.
LUKÁCS, G. O jovem Hegel e os problemas da sociedade capitalista. São Paulo: Boitempo, 2018.
MARTINS, J. Psicologia da Cognição: como fazer fenomenologia. In: MARTINS, J.; DICHTCHEKENIAN, M. J. B. (Orgs.). Temas Fundamentais de Fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984.
MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2011.
MARX, K. O capital: crítica da economia política – o processo de produção do capital. Livro 1, v. 1, 26. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
NOVELLI, P. A. A crítica de Hegel ao conceito de lei em Kant. Revista Eletrônica Estudos Hegelianos, ano 5, n. 9, p. 101-116, dezembro de 2008. Disponível em: <www.hegelbrasil.org/reh9/novelli.pdf>. Acesso em 20/09/2016.
PENHA, J. O que é existencialismo. Coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 1996.
RICOEUR, P. Fenomenologia e existência: uma leitura de Merleau-Ponty. In: MARTINS, J. e DICHTCHEKENIAN, M. J. B. (Orgs.). Temas fundamentais de fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984.
RUSSELL, B. Obras filosóficas. História da filosofia ocidental. Livro terceiro. São Paulo: Nova Fronteira, 1979a.
RUSSELL, B. Obras filosóficas. História da filosofia ocidental. Livro quarto. São Paulo: Nova Fronteira, 1979b.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados: 2007.
SEVERINO, A. J. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.