La juvenilización en/de la EJA y sus implicaciones para el currículo escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14405

Palabras clave:

Juventude; Educação de Jovens e Adultos; Formação Humana.

Resumen

La Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) es un tipo de educación que tiene como objetivo garantizar el derecho a la educación de aquellos que han sido marginados, olvidados por las políticas públicas en la educación regular, lo que resulta en el abandono escolar en la infancia y la adolescencia. Así, el objetivo de este texto es discutir la presencia de una mayoría de jóvenes en la EJA en los municipios del Macizo de Baturité, en Ceará. La investigación se caracteriza por ser cualitativa y descriptivo-interpretativa, basada em el análisis de los datos del Censo de Educación Básica (INEP/MEC) de 2018 a 2022, complementado por los informes de los estudiantes de la EJA. Los enunciados seleccionados subsidiaron las categorías de análisis y discusión. La base teórica proviene de Carrano (2007), Sposito (2003) y Ferreira (2020). De esta forma, el retorno de la mayoría de los jóvenes a la EJA se justifica por el fracaso escolar y la intención de mejorar sus vidas, sueños y deseos de transformación a través del estudio.

Métricas

Visualizações em PDF
70
Mar 25 '25Mar 28 '25Mar 31 '25Apr 01 '25Apr 04 '25Apr 07 '25Apr 10 '25Apr 13 '25Apr 16 '25Apr 19 '25Apr 22 '2515
|

Biografía del autor/a

Luís Carlos Ferreira , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades (UNILAB) e Professor Adjunto do curso de Pedagogia. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)

Iara Santos Vieira , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Estudante de Licenciatura em História pela Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira (UNILAB/CE). Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Édmara Silva de Souza , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB-CE, Bolsista CAPES

Citas

BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 20 jul. 2024.

BRASIL. Lei n° 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança de do Adolescente e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Estatuto da Juventude. Brasília: Diário Oficial da União, 2013. Disponível em:

<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm> Acesso em: 20 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 25 jul. 2023.

BRASIL. Parecer CNE 11/2000: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Câmara de Educação Básica, 2000. Disponível em:

<https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PCB11_00.pdf?query=Escola s>. Acesso em: 20 jul. 2024.

CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

CARRANO, Paulo. Educação de jovens e adultos e juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. Revista de Educação de Jovens e Adultos, Belo Horizonte,v. 1,n.0,p.55- 67,ago. 2007.

DI PIERRO, Maria Clara. A atualidade das políticas de EJA. In: Escola pública: Práticas e pesquisas em Educação. Santo André, SP: UFABC, 2024. p. 163-171.

FERREIRA, L. C. A escolaridade dos pais dos estudantes da educação de jovens e adultos em debate. Revista Diálogo Educacional, v. 24, n.80, p. 230-242, 2024.

FERREIRA, L. C.; ARAÚJO, J. . 'Muitos só querem aprender a assinar o nome': desafios e perspectivas da relação com o saber ensinar leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos.. REV. TRIANGULO, v. 16, p. 56-75, 2024.

FERREIRA, L. C.; MONTEIRO, A. M. S. ; PEREIRA, P. B. L. . Uma educação para mais

jovens que adultos: a produção da pesquisa e da extensão na UNILAB.. In: Geranilde Costa e Silva; Maria do Socorro Moura Rufino; Joaquim Torres Filho. (Org.). Pesquisa e desenvolvimento: desafios e oportunidades em ciência, tecnologia e engenharia.. 1ed.Fortaleza: Imprece, 2020, v. 1, p. 337-351.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2017 - 2023. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao- basica>. Acesso em: 16 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2018.Brasília:Inep,2019. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 16 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2019. Brasília:Inep,2020. Disponível em:

<http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 16 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021.Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados- abertos/sinopses- estatisticas/educacao-basica>. Acesso em: 16 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Brasília: Inep,2022. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados- abertos/sinopses- estatisticas/educacao-basica>. Acesso em:16 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2022. Brasilia: Inep, 2023. Disponível em:<https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados- abertos/sinopses-

estatisticas/educacao-basica>. Acesso em: 16 jul. 2023.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, D.; SANFELICE, J.L.; LOMBARDI, J.C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed, Campinas: Autores Associados, 2005. p. 77-96.

MIRON, Kerén Talita Silva; SCHARDOSIM, Chris Royes. Juvenilização da EJA: possibilidades e desafios na escolarização. EJA em Debate, v. 10, n. 17, 2021.

SAMPAIO, C. E. M.; HIZIM, L. A.. A educação de jovens e adultos e sua imbricação com o ensino regular. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 264, p. 271–298, maio 2022.

SPOSITO, M. P; CARRANO, Paulo Cesar. Juventudes e políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 16 - 39, São Paulo, 2003.

SPOSITO, Marilia Pontes. Uma perspectiva não escolar no estudo sociológico da escola. Revista USP, São Paulo, v. 57, p. 210-226, 2003.

Publicado

2025-03-24

Cómo citar

FERREIRA , L. C.; SANTOS VIEIRA , I.; SILVA DE SOUZA , Édmara. La juvenilización en/de la EJA y sus implicaciones para el currículo escolar. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14405. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14405. Acesso em: 18 jun. 2025.

Número

Sección

Fluxo Contínuo