Percepções sobre a didática
um estudo sobre as concepções dos(as) estudantes do curso de pedagogia da UECE
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10177Palabras clave:
Educação, Didática, PedagogiaResumen
Esta pesquisa tem por intuito compreender as percepções de alunos de cursos de Pedagogia de diferentes campi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) acerca dos conhecimentos de Didática. Levando em consideração a importância cada vez maior de refletir sobre os fazeres educativos e reconhecendo a Didática como componente fundamental dos estudos das problemáticas de ensino, esse estudo reflete sobre o papel da educação e da didática, dialogando com as percepções dos/das graduando(as) do curso de Pedagogia. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, utilizou-se a aplicação de um questionário via Google Forms endereçado aos alunos e alunas de cursos de Pedagogia da UECE com a finalidade de encontrar os sentidos e significados atribuídos à Didática na formação destes(as) profissionais pedagogos(as). Os resultados mostram que as percepções dos(as) estudantes sobre a Didática perpassam a ideia de análise da realidade de ensino com o objetivo de proporcionar situações didáticas que favoreçam a construção do conhecimento do aluno, coadunando com o afirmado por Pimenta (1996), Lima (2011), Chaves e Farias (2020) e Farias et al (2020) que compreendem a Didática como área de estudo da Pedagogia que problematiza o ensino, sendo uma prática educativa estruturada e dirigida que busca intencionalidade na prática pedagógica.
Métricas
Citas
CHAVES, Pedro Jônatas da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; MARTINS, Elcimar Simão. Didática como Ciência e Didática como componente curricular em cursos de Formação de Professores: análise de documentos oficiais e percepções de estudantes. Revista Cocar, [S.L], n. 8, p. 126-145, 09 mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3051. Acesso em: 04 nov. 2022.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4ª ed. Brasília: Liber Livro, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREITAS, Raquel A. marra de Madeira; LIBÂNEO, José Carlos. O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 48, e246996, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246996. Acesso em 5 de mar. de 2023.
HOBOLD, Márcia de Souza; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs. Revista Cocar, [S.L.], n. 8, p. 102-125, 9 mar. 2020. Universidade do Estado do Pará. http://dx.doi.org/10.31792/rc.v0i8. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3050. Acesso em: 04 nov. 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.L.], v. 91, n. 229, p. 562-583, 18 jun. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i229.630. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2892. Acesso em: 08 nov. 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. O Campo Teórico e Profissional da Didática Hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: embates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014, p. 43-73.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Qual o Lugar da Didática no Trabalho do Professor? Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 3, n. 5, p. 88-101, jan./jun. 2011.
MARTINS, Elcimar Simão. Formação contínua e práticas de leitura: o olhar do professor dos anos finais do ensino fundamental. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVEREO, José Leandro Rolim de Lima. Panorama da pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.38, e38956, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469838956. Acesso em 5 de mar. de 2023.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações, 5ª ed. São Paulo, Autores Associados, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.