Trotsky, Gramsci e a Teoria da Revolução Permanente
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3024Abstract
O ensaio aborda as relações entre as ideias de Leon Trotsky e Antonio Gramsci, tomando como horizonte da análise a teoria da revolução permanente, elaborada pelo primeiro ao longo da experiência revolucionária dos anos que cobrem da primeira revolução russa, de 1905, aos eventos da virada dos anos de 1920 para os de 1930, notadamente o advento das revoluções de Fevereiro e Outubro de 1917, na Rússia. O resultado preliminar obtido do exame de alguns escritos fundamentais dos dois autores aponta para presença em ambos de uma compreensão não-formal e não-dogmática do processo histórico, mas mostra também que, apesar disso, as conclusões políticas dos dois são díspares em aspectos relevantes da luta revolucionária.
Metrics
References
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
____. Americanismo e Fordismo. In: GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, Vol. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
LÊNIN, V. I. Teses de Abril. São Paulo: Edições Mandacaru, 1990.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Mensagem da Direção Central à Liga dos Comunistas. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas, Vol. I. Lisboa e Moscou: Edições “Avante!”, Edições Progresso, 1982.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
____. Sobre a Questão Judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
RUIZ, Erasmo M. Freud no “Divã” do Cárcere: Gramsci Analisa a Psicanálise. Campinas: Autores Associados, 1988.
TROTSKY, Leon. Sobre Europa y Estados Unidos – Dos discursos sobre el imperialismo. Buenos Aires: Ediciones Pluma, 1975.
____. Minha Vida. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
____. A Revolução Permanente. 2ª Ed. São Paulo: Kairós, 1985.
____. A Revolução de 1905. São Paulo: Global, s/d.
SECCO, Lincoln. Gramsci e a Revolução. São Paulo: Alameda, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.