Trabalho docente precarizado no magistério público estadual do Paraná

a intensificação laboral antes e durante a pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9794

Palavras-chave:

Trabalho precário, Trabalho docente, Pandemia da COVID-19

Resumo

Este artigo contempla algumas reflexões oriundas de uma pesquisa de mestrado que investigou o tema da precarização do trabalho docente no estado do Paraná.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cuja análise foi subsidiada pelo materialismo histórico-dialético, compreendendo o fenômeno da precarização como sendo multifatorial. Os resultados evidenciaram que:  antes da pandemia da covid-19, a precarização do trabalho docente já se fazia presente no estado do Paraná; os professores temporários estão entre os mais afetados; o acúmulo de trabalho e as péssimas condições laborais estão relacionados ao adoecimento dos professores; a pandemia da covid-19, com a introdução do ensino remoto emergencial, agravou ainda mais a situação precária do trabalho docente e a saúde dos professores.  Com base nesses aspectos, é possível concluir que, embora a precarização do trabalho faça parte do modo de produção capitalista, os professores devem lutar por políticas públicas que lhes deem melhores condições de trabalho e salário.

Palavras-chave: Trabalho Precário; Trabalho docente; Pandemia da covid-19.

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Biografia do Autor

Jean Cláudio Sales Nominato, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Formado em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense, UFF, e em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste, UNIOESTE.

Evandro Oliveria de Brito, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO

Doutor e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, coordena o grupo de pesquisa Ética Política e Cidadania, UNICENTRO, e está vinculado aos grupos de pesquisa Origens da filosofia contemporânea, PUC-SP, Filosofia, arte e educação, UFSC, e Estudos do Idealismo, UNESP.

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Publicado

2023-01-03

Como Citar

NOMINATO, J. C. S.; BRITO, E. O. de. Trabalho docente precarizado no magistério público estadual do Paraná: a intensificação laboral antes e durante a pandemia da covid-19. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9794. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9794. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo