Educação antirracista no Ceará

a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9220

Palavras-chave:

Educação intercultural, Saberes afrorreferenciados, Cultura

Resumo

O artigo analisa a potência formativa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB – na perspectiva de uma educação antirracista, subsidiada por saberes teórico-práticos afrorreferenciados. Reflete sobre aspectos histórico-culturais do Ceará assentados em elementos culturais advindos dos povos africanos e que reverberam no cotidiano educacional desta Universidade. O estudo, fundamentou-se em aporte teórico e de documentos oficiais que regulamentam os currículos de formação de professores. Percebe-se que a UNILAB dá visibilidade aos elementos culturais afrorreferenciados como os sotaques, os gestos, as artes, os modos de conceber o mundo. Inferimos que a UNILAB possui clara intenção política ao contribuir com a formação de estudantes de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP – possibilitando-os formação profissional qualificada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará, UFC. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP, UNICAMP. Mestra em Educação pela UFC. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Graduada em Arte-educação pela UniGrande e em Serviço Social pela UECE. Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE, e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH.

João Pereira Silva, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC-CE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, especialista em Português e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará, UECE,  graduado em Lingua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, graduado em Ciências Contábeis  pela Faculdade Kurios, FAK, professor efetivo de Lingua portuguesa do Estado do Ceará, participante do grupo de pesquisa GESSOL.

Iranilson de Sousa Carneiro, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME

Mestre em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP-SP. Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza-CE. Baterista, percussionista e arte-educador de bateria e percussão. Integra a banda Dona Zefinha. Faz parte do Conselho de Representantes de Escolas do Município de Fortaleza, vinculado ao SINDIUTE. É integrante do Conselho Escolar da EM Novo Renascer.

Referências

ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 5-20. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/59tmSkhj3wzhwrCrdgC4cvx/abstract/?lang=pt Acesso em: 30 ago. 2022.

AUTORA 1; GGGGGG; LLLLLLL. Revista ..., 2021.

BARROSO, Oswald. Folguedos afro-brasileiros no Ceará: uma aproximação com a capoeira. In: HOLANDA, C. R. (Org.). Negros no Ceará: história, memória e etnicidade. Fortaleza: Museu do Ceará/Secult/Imopec, 2009.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Centro de Documentação e Informação. Brasília: Edições Câmara, 2013.

BRASIL. Lei Nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira". Brasília: Casa Civil, 2003.

BRASIL/MEC/UNILAB. Resolução Nº 03/2020 – Institui o texto do novo Estatuto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, 2020.

CRUZ, Marileia dos Santos. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros – História da Educação do Negro e outras histórias. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – MEC, Brasília, 2005.

FARIAS, A. História do Ceará. Fortaleza: Edições Livro Técnico, 2009.

FERREIRA, Cléa Maria da Silva. Formação de professores à luz da história e cultura afro-brasileira e africana: nova tendência, novos desafios para uma prática reflexiva. Revista ACOALFA – Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 3, n. 5, p. 224-239. 2008. Disponível em: http://www.acoalfaplp.net. Acesso em: 5 jun. 2020.

GOMES, Nilma Lino, Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n 1, p. 98-109, jan/abr, 2012.

HOLANDA, C. R. (Org.). Negros no Ceará: história, memória e etnicidade. Fortaleza: Museu do Ceará/Secult/Imopec, 2009.

IBGE/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apresenta o panorama histórico de Redenção/CE. 2019. Disponível em: http://www.ibge.gov.br

MUNANGA, Kanbegele. Políticas curriculares e descolonização dos currículos: A Lei 10.639/03 e os desafios para a formação de professores. [Entrevista cedida a] Luciane Ribeiro Dias Gonçalves. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 2, n. 1, p. 27-33, jan/jul, 2013.

NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. Diversidade e Sentido do Patrimônio Cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional, Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 27, p. 233-255, 2008.

OLIVEIRA, Rosana Medeiros de. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Revista Brasileira de Educação, Brasília, DF, v. 22, n. 68, p. 11-33, jan./mar. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/rLND4pxQxJRrMpHTmvcV38H/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 ago. 2022.

PEREIRA, Rosa Vani. Aprendendo valores étnicos na escola – Formação humana na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. P. 117.

SOBRINHO, J. H. F. Cultura popular e as culturas afrodescendentes. In: HOLANDA, C. R. (Org.). Negros no Ceará: História, memória e etnicidade. Fortaleza: Museu do Ceará/Secult/Imopec, 2009. p. 65-93.

TOLETINO, Joana. Descolonização, filosofia e ensino: compartilhando vozes de filósofas latino-americanas. Anais eletrônicos do Congresso Epistemologias do Sul, v. 2, n. 1, p. 113-121, 2018.

Downloads

Publicado

2022-10-22

Como Citar

MORAES, A. C.; SILVA, J. P.; CARNEIRO, I. de S. Educação antirracista no Ceará: a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9220. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9220. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo