Educação antirracista no Ceará

a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9220

Palavras-chave:

Educação intercultural, Saberes afrorreferenciados, Cultura

Resumo

O artigo analisa a potência formativa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB – na perspectiva de uma educação antirracista, subsidiada por saberes teórico-práticos afrorreferenciados. Reflete sobre aspectos histórico-culturais do Ceará assentados em elementos culturais advindos dos povos africanos e que reverberam no cotidiano educacional desta Universidade. O estudo, fundamentou-se em aporte teórico e de documentos oficiais que regulamentam os currículos de formação de professores. Percebe-se que a UNILAB dá visibilidade aos elementos culturais afrorreferenciados como os sotaques, os gestos, as artes, os modos de conceber o mundo. Inferimos que a UNILAB possui clara intenção política ao contribuir com a formação de estudantes de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP – possibilitando-os formação profissional qualificada.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará, UFC. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP, UNICAMP. Mestra em Educação pela UFC. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Graduada em Arte-educação pela UniGrande e em Serviço Social pela UECE. Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE, e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH.

João Pereira Silva, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC-CE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, especialista em Português e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará, UECE,  graduado em Lingua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, graduado em Ciências Contábeis  pela Faculdade Kurios, FAK, professor efetivo de Lingua portuguesa do Estado do Ceará, participante do grupo de pesquisa GESSOL.

Iranilson de Sousa Carneiro, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME

Mestre em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP-SP. Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza-CE. Baterista, percussionista e arte-educador de bateria e percussão. Integra a banda Dona Zefinha. Faz parte do Conselho de Representantes de Escolas do Município de Fortaleza, vinculado ao SINDIUTE. É integrante do Conselho Escolar da EM Novo Renascer.

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Publicado

2022-10-22

Como Citar

MORAES, A. C.; SILVA, J. P.; CARNEIRO, I. de S. Educação antirracista no Ceará: a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9220. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9220. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo