Educação antirracista no Ceará
a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9220Palavras-chave:
Educação intercultural, Saberes afrorreferenciados, CulturaResumo
O artigo analisa a potência formativa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB – na perspectiva de uma educação antirracista, subsidiada por saberes teórico-práticos afrorreferenciados. Reflete sobre aspectos histórico-culturais do Ceará assentados em elementos culturais advindos dos povos africanos e que reverberam no cotidiano educacional desta Universidade. O estudo, fundamentou-se em aporte teórico e de documentos oficiais que regulamentam os currículos de formação de professores. Percebe-se que a UNILAB dá visibilidade aos elementos culturais afrorreferenciados como os sotaques, os gestos, as artes, os modos de conceber o mundo. Inferimos que a UNILAB possui clara intenção política ao contribuir com a formação de estudantes de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP – possibilitando-os formação profissional qualificada.
Métricas
Referências
ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p. 5-20. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/59tmSkhj3wzhwrCrdgC4cvx/abstract/?lang=pt Acesso em: 30 ago. 2022.
AUTORA 1; GGGGGG; LLLLLLL. Revista ..., 2021.
BARROSO, Oswald. Folguedos afro-brasileiros no Ceará: uma aproximação com a capoeira. In: HOLANDA, C. R. (Org.). Negros no Ceará: história, memória e etnicidade. Fortaleza: Museu do Ceará/Secult/Imopec, 2009.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Centro de Documentação e Informação. Brasília: Edições Câmara, 2013.
BRASIL. Lei Nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira". Brasília: Casa Civil, 2003.
BRASIL/MEC/UNILAB. Resolução Nº 03/2020 – Institui o texto do novo Estatuto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, 2020.
CRUZ, Marileia dos Santos. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros – História da Educação do Negro e outras histórias. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – MEC, Brasília, 2005.
FARIAS, A. História do Ceará. Fortaleza: Edições Livro Técnico, 2009.
FERREIRA, Cléa Maria da Silva. Formação de professores à luz da história e cultura afro-brasileira e africana: nova tendência, novos desafios para uma prática reflexiva. Revista ACOALFA – Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 3, n. 5, p. 224-239. 2008. Disponível em: http://www.acoalfaplp.net. Acesso em: 5 jun. 2020.
GOMES, Nilma Lino, Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n 1, p. 98-109, jan/abr, 2012.
HOLANDA, C. R. (Org.). Negros no Ceará: história, memória e etnicidade. Fortaleza: Museu do Ceará/Secult/Imopec, 2009.
IBGE/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Apresenta o panorama histórico de Redenção/CE. 2019. Disponível em: http://www.ibge.gov.br
MUNANGA, Kanbegele. Políticas curriculares e descolonização dos currículos: A Lei 10.639/03 e os desafios para a formação de professores. [Entrevista cedida a] Luciane Ribeiro Dias Gonçalves. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 2, n. 1, p. 27-33, jan/jul, 2013.
NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. Diversidade e Sentido do Patrimônio Cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional, Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 27, p. 233-255, 2008.
OLIVEIRA, Rosana Medeiros de. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Revista Brasileira de Educação, Brasília, DF, v. 22, n. 68, p. 11-33, jan./mar. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/rLND4pxQxJRrMpHTmvcV38H/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 ago. 2022.
PEREIRA, Rosa Vani. Aprendendo valores étnicos na escola – Formação humana na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. P. 117.
SOBRINHO, J. H. F. Cultura popular e as culturas afrodescendentes. In: HOLANDA, C. R. (Org.). Negros no Ceará: História, memória e etnicidade. Fortaleza: Museu do Ceará/Secult/Imopec, 2009. p. 65-93.
TOLETINO, Joana. Descolonização, filosofia e ensino: compartilhando vozes de filósofas latino-americanas. Anais eletrônicos do Congresso Epistemologias do Sul, v. 2, n. 1, p. 113-121, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.