O gênero do cuidado e a formação de professores(as) no Ateliê das Emoções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9185

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Básica, Gênero do Cuidado, Ateliê das Emoções

Resumo

Considerando a complexidade do trabalho docente e os desafios que lhes são postos, o presente estudo analisa as necessidades formativas dos(as) professores(as) das escolas públicas de Piripiri - PI, em se tratando do cuidado, do autocuidado e engajamento com os outros, durante e para o pós período pandêmico. Ele parte de um projeto de extensão, com carga horária de 180h, fomentado pela PROEX – Pró-reitora de Extensão, desenvolvido para professores (as) da Educação Básica no Ateliê das Emoções. Trata-se de uma Pesquisa Participante, de abordagem qualitativa, cujos objetivos são de caráter descritivo e analítico. Os encontros distribuídos em oito módulos ocorreram virtualmente tendo em vista a pandemia do covid-19. Constatou-se um aumento significativo em relação ao adoecimento mental dos(as) profissionais da Educação, logo, torna-se fundamental que os projetos de formação continuada oportunizem destacar as emoções dos(as) docentes, tendo o gênero do cuidado consigo e o outro como aspecto central.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Educação pela UFPB. É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Piripiri e no ProfEPT, Campus Parnaíba. Coordenadora e formadora no Ateliê das Emoções (2021-2022)

Maria Keilana Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI, Campus Piripiri. Bolsista do Projeto de Extensão -PIBEX (2021-2022): Ateliê das Emoções.

Maria Aparecida Ferreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI

Graduada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI (2018), Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade das Américas – FAM. Graduada em Ciências da Natureza pela Universidade Aberta do Brasil-UAB (2021). Monitora voluntária no curso Ateliê das Emoções IFPI (2021-2022).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Org). (2006). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida, SP: Ideias & Letras.

CHARLOT, Bernard. A noção de relação com o saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In: CHARLOT, Bernard (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Tradução de Fátima Murad. Porto ALEGRE: Artmed Editora, 2001, p. 15-31.

DEJOURS, C., DESSORS, D., DESRIAUX, F. Por um trabalho, fator de equilíbrio. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 33, n.3, p.98-104, maio/jun. 1993.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 2 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KOURY, Mauro G. P. As ciências sociais das emoções. Um balanço. RBSE/UFP, v.5, n.14-15, ago/dez, 2006. p. 137-157. Disponível em: (http://www.cchla.ufpb.br/rbse/RBSE%20v5,%20n14.15%20ago).dez2006.pdf. Acesso em: 23 dez. 2019.

NEFF, Kristin; GERMER, Christopher. Manual de mindfulness e autocompaixão: um guia para construir forças internas e prosperar na arte de ser seu melhor amigo. Porto Alegre: Artmed, 2019

SOUZA, Vera L. T. de; RAMOS, Vânia R. L.; OLIVEIRA, Beatriz C. de; DUGNANI, Lilian A. C.; MEDEIROS, Fernanda P. Emoções e práxis docentes: contribuições da Psicologia à formação continuada. Rev. Psicopedagogia, v. 36, n.110, 2019. p. 235-245. Disponível em: (http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-.84862019000300011). Acesso em: 20 abr. 2021

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

LIMA E SILVA, J. F.; SILVA, M. K. A. da .; SILVA, M. A. F. da . O gênero do cuidado e a formação de professores(as) no Ateliê das Emoções. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9185. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9185. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos