O gênero do cuidado e a formação de professores(as) no Ateliê das Emoções
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9185Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Básica, Gênero do Cuidado, Ateliê das EmoçõesResumo
Considerando a complexidade do trabalho docente e os desafios que lhes são postos, o presente estudo analisa as necessidades formativas dos(as) professores(as) das escolas públicas de Piripiri - PI, em se tratando do cuidado, do autocuidado e engajamento com os outros, durante e para o pós período pandêmico. Ele parte de um projeto de extensão, com carga horária de 180h, fomentado pela PROEX – Pró-reitora de Extensão, desenvolvido para professores (as) da Educação Básica no Ateliê das Emoções. Trata-se de uma Pesquisa Participante, de abordagem qualitativa, cujos objetivos são de caráter descritivo e analítico. Os encontros distribuídos em oito módulos ocorreram virtualmente tendo em vista a pandemia do covid-19. Constatou-se um aumento significativo em relação ao adoecimento mental dos(as) profissionais da Educação, logo, torna-se fundamental que os projetos de formação continuada oportunizem destacar as emoções dos(as) docentes, tendo o gênero do cuidado consigo e o outro como aspecto central.
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Org). (2006). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida, SP: Ideias & Letras.
CHARLOT, Bernard. A noção de relação com o saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In: CHARLOT, Bernard (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Tradução de Fátima Murad. Porto ALEGRE: Artmed Editora, 2001, p. 15-31.
DEJOURS, C., DESSORS, D., DESRIAUX, F. Por um trabalho, fator de equilíbrio. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 33, n.3, p.98-104, maio/jun. 1993.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 2 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
KOURY, Mauro G. P. As ciências sociais das emoções. Um balanço. RBSE/UFP, v.5, n.14-15, ago/dez, 2006. p. 137-157. Disponível em: (http://www.cchla.ufpb.br/rbse/RBSE%20v5,%20n14.15%20ago).dez2006.pdf. Acesso em: 23 dez. 2019.
NEFF, Kristin; GERMER, Christopher. Manual de mindfulness e autocompaixão: um guia para construir forças internas e prosperar na arte de ser seu melhor amigo. Porto Alegre: Artmed, 2019
SOUZA, Vera L. T. de; RAMOS, Vânia R. L.; OLIVEIRA, Beatriz C. de; DUGNANI, Lilian A. C.; MEDEIROS, Fernanda P. Emoções e práxis docentes: contribuições da Psicologia à formação continuada. Rev. Psicopedagogia, v. 36, n.110, 2019. p. 235-245. Disponível em: (http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-.84862019000300011). Acesso em: 20 abr. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.