O uso do cineclubismo para a abordagem da história local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7456

Palavras-chave:

Cineclubismo, História local, Ensino fundamental

Resumo

O ensino de história muitas vezes é baseado na memorização e não no processo de aprendizagem significativa do acontecimento histórico em seu contexto cultural e social. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de projeto educativo focado no uso do cineclubismo como alternativa para abordar a história local de forma mais contextualizada. A proposta aqui apresentada é baseada nos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ensino  de história no 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). O projeto foi idealizado durante a  disciplina de Estágio no curso de Pedagogia (UECE), para ser aplicado com educandos do terceiro ano  dos AIEF de uma escola pública de Maranguape-CE. Dessa forma, espera-se que esse projeto possa ser replicado por professores de História de diversas localidades, de forma a contribuir para a valorização da cultura cinematográfica e do ensino de história contextualizado.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

ROCHA DA SILVA, G.; SALES MIRANDA, R. O uso do cineclubismo para a abordagem da história local. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7456. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7456. Acesso em: 5 abr. 2025.

Edição

Seção

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia