O uso do cineclubismo para a abordagem da história local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7456

Palavras-chave:

Cineclubismo, História local, Ensino fundamental

Resumo

O ensino de história muitas vezes é baseado na memorização e não no processo de aprendizagem significativa do acontecimento histórico em seu contexto cultural e social. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de projeto educativo focado no uso do cineclubismo como alternativa para abordar a história local de forma mais contextualizada. A proposta aqui apresentada é baseada nos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o ensino  de história no 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). O projeto foi idealizado durante a  disciplina de Estágio no curso de Pedagogia (UECE), para ser aplicado com educandos do terceiro ano  dos AIEF de uma escola pública de Maranguape-CE. Dessa forma, espera-se que esse projeto possa ser replicado por professores de História de diversas localidades, de forma a contribuir para a valorização da cultura cinematográfica e do ensino de história contextualizado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

EDUCERE XVII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XVII., 2015, PARANÁ. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE [...]. PARANÁ: [s. n.], 2015. 16 p. Tema: A IMPORTÂNCIA DO CINEMA POR MEIO DO CINECLUBE NA ESCOLA. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17809_7889.pdf. Acesso em: 4 jun. 2021.

GRILLO, M. Por que falar ainda em avaliação. In: ENRICONE, D.; GRILLO, M. (Org.).

Avaliação: uma discussão em aberto. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

LUCCI, Marcos Antonio. A proposta de Vygotsky: A psicologia sócio-histórica. Revista de curriculum y formación del professorado, 2006. Disponível em: ppppp (ugr.es). Acesso em: 18 de abril de 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. Cap. 1, p. 9-29.

PIRES, Maria da Conceição; SILVA, Sergio Luiz Pereira. O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, ed. 27, p. 1-10, 2014. Disponível em: v35n127a15.pdf (scielo.br). Acesso em: 22 maio 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARANGUAPE. Secretaria de Educação. Plano Municipal da Educação, Maranguape, 2015.

REGO, Tereza Cristina. Vygostsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. 131 p. v. 1. ISBN 85.326.1345-4.

ROCHA, Helenice Ap.; CAIMI, Flavia Eloisa. A(s) história(s) contada(s) no livro didático hoje: entre o nacional e o mundial. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 34, n. 68, p. 125-147, dez. 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882014000200007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 19 maio 2021. https://doi.org/10.1590/S0102-01882014000200007.

Roiz, D. da S. (2012). História & Ensino de História. Revista Brasileira De História Da Educação, 6(2 [12]), 193-196. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38631

SANTOS, Yasmin. Cineclubismo e Educação: possibilidades do cinema no contexto escolar. Educação, São Paulo, v. 1, ed. 1, p. 1-10, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

ROCHA DA SILVA, G.; SALES MIRANDA, R. O uso do cineclubismo para a abordagem da história local. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7456. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7456. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia