Experiências formativas na universidade: escritas dissidentes no nordeste

Autores

  • Kévila Walêssa Galdino da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jéssica Élen Saldanha de Amorim Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alane Danielly Bezerra da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6739

Resumo

Este estudo propõe apresentar reflexões sobre dois momentos formativos, realizados por meio do projeto ‘Escritas Dissidentes no Nordeste’, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A pesquisa é de cunho qualitativo, configurando-se como exploratória, pois propõe-se a analisar as discussões das lives intituladas como: ‘Corpo Livre: Repensando Padrões Patriarcais de Beleza e Pressão Estética’ e ‘Lesbianidades Plurais e Escritas Sobre o Corpo Lésbico’. Foi utilizado como aporte teórico os autores Gil (2002), Hooks (2018) e Wolf (1992). Os resultados indicaram que o projeto proporciona espaços para autores apresentarem suas obras e experiências, promovendo um resgate autoral e bibliográfico dentro do âmbito acadêmico, conscientizando o público sobre os problemas da padronização dos corpos ocasionados pelo patriarcado, e as possíveis causas da invisibilidade da mulher lésbica na sociedade.

Palavras-chave: História; Memória; Educação não formal; Congo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssica Élen Saldanha de Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FE/UERN, bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia.

Alane Danielly Bezerra da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FE/UERN, bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia.

Referências

CORPO Livre: Repensando Padrões Patriarcais de Beleza e Pressão Estética. Realização de Núcleo de Estudos Sobre A Mulher Simone de Beavoir. Coordenação de Suamy Soares. [S.I], 2021. (14 min.), P&B. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CDhbZgJpY6J/. Acesso em: 18 jun. 2021.

ESCRITAS Dissidentes: Lesbianidades plurais e escritas sobre o corpo lésbico. Realização de Núcleo de Estudos Sobre A Mulher Simone de Beauvoir. Coordenação de Suamy Soares. [S.I}, 2021. (300 min.), P&B. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CEFcSPaJRop/. Acesso em: 18 jun. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

PINKOLA, Clarissa. Mulheres que correm com os lobos. 1989.

SIGproj. Núcleo de Estudos Sobre a Mulher Simone de Beauvoir. 2013?. Disponível em: <https://sigproj.uern.br/apoiados.php?projeto_id=538> . Acesso em: 18 de junho de 2021.

WOLF, Naomi. O mito da beleza. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. 440 p.

Downloads

Publicado

2021-09-02

Como Citar

GALDINO DA SILVA, K. W.; SALDANHA DE AMORIM, J. Élen .; BEZERRA DA SILVA, A. D. . Experiências formativas na universidade: escritas dissidentes no nordeste. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 4, n. Unico, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6739. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/6739. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo