O mal-estar docente na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14417

Palavras-chave:

Malaise; Educators; Early childhood education.

Resumo

Com as constantes mudanças e avanços na cultura contemporânea, as professoras da educação infantil têm seu mal-estar intensificado. Assim, a presente pesquisa analisa como as docentes da educação infantil expressam e enfrentam o seu mal-estar na prática pedagógica, identificando sua relação com os desafios enfrentados. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e pesquisa de campo. O instrumento utilizado para coletar os dados foi a entrevista semiestruturada, que foi realizada em uma instituição de São Luís do Maranhão com 5 professoras. O embasamento teórico inclui Freud (2010), que define o mal-estar como um estado perturbador, intrínseco à condição humana, e Fanizzi (2023), que aborda o sofrimento docente. Os resultados indicam que a cultura contemporânea, marcada por mudanças tecnológicas, educacionais e sociais, insufla o mal-estar das professoras, apontando para a perda de autoridade e dificuldade no relacionamento com as crianças.

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Biografia do Autor

Jeciane Silva Pereira , Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa GEPPE que possui como eixo temático psicanálise e educação.

Lia Silva Fonteles Serra , Universidade de São Paulo

Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2013). Graduada em Psicologia (2009) e em Pedagogia (2008). 

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

SILVA PEREIRA , J.; SILVA FONTELES SERRA , L. O mal-estar docente na Educação Infantil. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14417. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14417. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo