Desenvolvimento de habilidades e competências obtidas no exercício da docência

Autores

  • Nancy Mireya Sierra-Ramírez Universidade Estadual de Campinas
  • Carolina Agostinho de Jesus Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-9150-6626

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14413

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado; Ensino-aprendizagem; Formação de professores.

Resumo

Este trabalho apresenta a percepção de Estagiários de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Este curso possui disciplinas teóricas e práticas, destinadas à aquisição de competências e habilidades para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, como objetivo, questionamos dez estudantes dos matriculados em cada uma das 4 disciplinas de Estágio Supervisionado, quais competências e habilidades obtidas ao longo do curso, desenvolveram durante essa vivência? A pesquisa foi exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por aplicação de questionário semiestruturado. A maioria reconheceu a orientação técnica fornecida pelo curso (suficiente 42,5% e regular 50%), assim como o uso de habilidades e competências adquiridas durante a formação acadêmica tais como as aulas práticas, vídeos, jogos didáticos, monitorias, PIBID, a reflexão, comunicação e relacionamento interpessoal, que também contribuíram durante os Estágios.

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Biografia do Autor

Nancy Mireya Sierra-Ramírez, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em Biologia pela Universidad de Los Andes- Mérida. Pós-graduada em Ecologia de Populações pela Organização de Estudos Tropicais em Costa Rica.

Carolina Agostinho de Jesus, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-graduada em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

MIREYA SIERRA-RAMÍREZ, N.; AGOSTINHO DE JESUS, C. Desenvolvimento de habilidades e competências obtidas no exercício da docência. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14413. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14413. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo