Desenvolvimento de habilidades e competências obtidas no exercício da docência
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14413Palavras-chave:
Estágio Supervisionado; Ensino-aprendizagem; Formação de professores.Resumo
Este trabalho apresenta a percepção de Estagiários de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Este curso possui disciplinas teóricas e práticas, destinadas à aquisição de competências e habilidades para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, como objetivo, questionamos dez estudantes dos matriculados em cada uma das 4 disciplinas de Estágio Supervisionado, quais competências e habilidades obtidas ao longo do curso, desenvolveram durante essa vivência? A pesquisa foi exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu por aplicação de questionário semiestruturado. A maioria reconheceu a orientação técnica fornecida pelo curso (suficiente 42,5% e regular 50%), assim como o uso de habilidades e competências adquiridas durante a formação acadêmica tais como as aulas práticas, vídeos, jogos didáticos, monitorias, PIBID, a reflexão, comunicação e relacionamento interpessoal, que também contribuíram durante os Estágios.
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