Instagram no Ensino de Ciências

Explorando Viabilidade e Conhecimento dos Estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14409

Palavras-chave:

Redes Sociais; Recurso Didático; Educação; Interatividade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento prévio dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio sobre o Instagram e sua viabilidade como recurso didático na disciplina de Química. Utilizando uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, a pesquisa incluiu um questionário eletrônico e atividades práticas, como a criação de postagens sobre Química Verde. A análise das postagens confirmou que os estudantes demonstraram bom conhecimento do tema e desenvolveram habilidades digitais importantes, como criação e publicação de conteúdo relevante no Instagram. A plataforma mostrou-se eficaz na criação de conteúdos interativos, mas a necessidade de orientações específicas foi destacada para uma integração mais eficaz no contexto educacional. Conclui-se que o Instagram tem potencial para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e promover maior engajamento e interatividade.

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Biografia do Autor

Ednelza Simião de Macêdo Silva , Universidade Estadual de Roraima

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UERR e graduada em Licenciatura em Química pela UFRR.

Josimara Cristina de Carvalho Oliveira , Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Doutora em Química, Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Docente permanente do Mestrado em Ensino de Ciência.

Sandra Kariny Saldanha De Oliveira , Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Biodiversidade e Conservação. Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Docente permanente do Mestrado em Ensino de Ciências.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

SIMIÃO DE MACÊDO SILVA , E.; DE CARVALHO OLIVEIRA , J. C.; SALDANHA DE OLIVEIRA , S. K. Instagram no Ensino de Ciências: Explorando Viabilidade e Conhecimento dos Estudantes. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14409. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14409. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo