A juvenilização na/da EJA e suas implicações no Currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14405Palavras-chave:
Juventude; Educação de Jovens e Adultos; Formação Humana.Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade de ensino que visa a garantir o direito à educação para aqueles que foram marginalizados, esquecidos pelas políticas públicas no ensino regular, resultando na evasão escolar na infância e adolescência. Assim, o propósito do texto é discutir a presença da maioria de pessoas jovens na EJA dos municípios do Maciço de Baturité, no Ceará. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho descritivo-interpretativo com base na análise dos dados do Censo da Educação Básica (INEP/MEC) nos anos de 2018 a 2022, complementada por relatos dos estudantes da EJA. As falas selecionadas subsidiaram as categorias de análise e discussão. A base teórica procede de Carrano (2007), Sposito (2003) e Ferreira (2020). Dessa maneira, o retorno da maioria jovem na EJA se justifica pelo fracasso escolar e intenção de melhoria de vida, sonho e desejos de transformação por meio dos estudos.
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