A juvenilização na/da EJA e suas implicações no Currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14405

Palavras-chave:

Juventude; Educação de Jovens e Adultos; Formação Humana.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade de ensino que visa a garantir o direito à educação para aqueles que foram marginalizados, esquecidos pelas políticas públicas no ensino regular, resultando na evasão escolar na infância e adolescência. Assim, o propósito do texto é discutir a presença da maioria de pessoas jovens na EJA dos municípios do Maciço de Baturité, no Ceará. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho descritivo-interpretativo com base na análise dos dados do Censo da Educação Básica (INEP/MEC) nos anos de 2018 a 2022, complementada por relatos dos estudantes da EJA. As falas selecionadas subsidiaram as categorias de análise e discussão. A base teórica procede de Carrano (2007), Sposito (2003) e Ferreira (2020). Dessa maneira, o retorno da maioria jovem na EJA se justifica pelo fracasso escolar e intenção de melhoria de vida, sonho e desejos de transformação por meio dos estudos.

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Biografia do Autor

Luís Carlos Ferreira , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades (UNILAB) e Professor Adjunto do curso de Pedagogia. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)

Iara Santos Vieira , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Estudante de Licenciatura em História pela Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira (UNILAB/CE). Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Édmara Silva de Souza , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB-CE, Bolsista CAPES

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

FERREIRA , L. C.; SANTOS VIEIRA , I.; SILVA DE SOUZA , Édmara. A juvenilização na/da EJA e suas implicações no Currículo escolar. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14405. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14405. Acesso em: 9 jul. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo