Desenvolvendo inclusão e cooperação através do Goalball nas aulas de Educação Física

Autores

  • Bruno Macedo Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.13940

Palavras-chave:

Goalball; Educação Física; Escola; Inclusão; Cooperação.

Resumo

Este artigo foi elaborado com base em um Projeto de Intervenção, realizado como requisito da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, inserido em um programa de pós-graduação em esporte escolar. Seu objetivo foi desenvolver valores de inclusão e cooperação por meio do Goalball nas aulas de Educação Física. A execução do projeto foi direcionada a estudantes, nos níveis do 6° ao 9° ano, de uma instituição de ensino pública, visando aprimorar suas atitudes colaborativas no ambiente escolar. Quanto aos resultados obtidos com os alunos, é relevante notar que eles experimentaram de forma marcante as atividades do projeto, se mantiveram engajados no Goalball e também demonstraram empatia para com seus colegas. Essas ações, que visavam melhorar os valores entre os estudantes, deveriam ser implementadas de forma consistente na rotina educacional, já que a conscientização sobre a diversidade e o estímulo à colaboração entre colegas são de extrema importância.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Macedo Souza , Universidade Federal de Minas Gerais

Professor efetivo na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Mestrando em Educação Física, PROEF/UFMG. Pós-graduado em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Referências

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS. CBDV. Goalball. 2022. Disponível em: https://www.cbdv.org.br/modalidades/goalball. Acesso em: 30/08/2023.

MAIA, Francisco Eraldo da Silva; SANTIAGO, Joselita da Silva; PEREIRA, João Marcos Saturnino; ESTÁCIO, Virgílio da Silva; LIMA, Ramon Wescley Girão. Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–12, 2019. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3580.

SEBASTIÃO, Luciane Lima; FREIRE, Elisabete dos Santos. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v.12, n° 3, p. 1-12, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6766.

SOUZA, Symon Tiago Brandao de; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. 1-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48178.

VAGO, Tarcísio Mauro. O esporte na escola e o esporte da escola, da negação radical para uma relação de tensão permanente: Um diálogo com Valter Bracht. Movimento, Ano III, nº 5, p. 4-17, 1996.

Downloads

Publicado

2024-09-14

Como Citar

MACEDO SOUZA , B. Desenvolvendo inclusão e cooperação através do Goalball nas aulas de Educação Física. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.13940. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/13940. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo