Desenvolvendo inclusão e cooperação através do Goalball nas aulas de Educação Física

Autores

  • Bruno Macedo Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.13940

Palavras-chave:

Goalball; Educação Física; Escola; Inclusão; Cooperação.

Resumo

Este artigo foi elaborado com base em um Projeto de Intervenção, realizado como requisito da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, inserido em um programa de pós-graduação em esporte escolar. Seu objetivo foi desenvolver valores de inclusão e cooperação por meio do Goalball nas aulas de Educação Física. A execução do projeto foi direcionada a estudantes, nos níveis do 6° ao 9° ano, de uma instituição de ensino pública, visando aprimorar suas atitudes colaborativas no ambiente escolar. Quanto aos resultados obtidos com os alunos, é relevante notar que eles experimentaram de forma marcante as atividades do projeto, se mantiveram engajados no Goalball e também demonstraram empatia para com seus colegas. Essas ações, que visavam melhorar os valores entre os estudantes, deveriam ser implementadas de forma consistente na rotina educacional, já que a conscientização sobre a diversidade e o estímulo à colaboração entre colegas são de extrema importância.

Métricas

Visualizações em PDF
127
Sep 16 '24Sep 19 '24Sep 22 '24Sep 25 '24Sep 28 '24Oct 01 '24Oct 04 '24Oct 07 '24Oct 10 '24Oct 13 '248
|

Biografia do Autor

Bruno Macedo Souza , Universidade Federal de Minas Gerais

Professor efetivo na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Mestrando em Educação Física, PROEF/UFMG. Pós-graduado em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Referências

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS. CBDV. Goalball. 2022. Disponível em: https://www.cbdv.org.br/modalidades/goalball. Acesso em: 30/08/2023.

MAIA, Francisco Eraldo da Silva; SANTIAGO, Joselita da Silva; PEREIRA, João Marcos Saturnino; ESTÁCIO, Virgílio da Silva; LIMA, Ramon Wescley Girão. Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–12, 2019. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3580.

SEBASTIÃO, Luciane Lima; FREIRE, Elisabete dos Santos. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v.12, n° 3, p. 1-12, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6766.

SOUZA, Symon Tiago Brandao de; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. 1-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48178.

VAGO, Tarcísio Mauro. O esporte na escola e o esporte da escola, da negação radical para uma relação de tensão permanente: Um diálogo com Valter Bracht. Movimento, Ano III, nº 5, p. 4-17, 1996.

Downloads

Publicado

2024-09-14

Como Citar

MACEDO SOUZA , B. Desenvolvendo inclusão e cooperação através do Goalball nas aulas de Educação Física. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.13940. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/13940. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo