Trabalho, tecnologia e ideologia em Álvaro Vieira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.13360Palavras-chave:
Trabalho, Tecnologia, Ideologia, RealidadeResumo
Este artigo tem como objetivo principal discutir o tema: trabalho, tecnologia e ideologia em Álvaro Vieira Pinto. Buscamos nesse sentido, apresentar uma reflexão teórica à luz das ideias do filósofo brasileiro sobretudo em seu livro “O conceito de tecnologia”. Sendo assim, entendemos que pelo trabalho o homem constrói sua própria realidade. Ele é o modo próprio de ser dos homens no mundo. Nesse sentido, todo ato concreto de trabalho pressupõe uma interação prática com a natureza. Relação esta que tem como unidade fundamental a subjetividade e a objetividade, o pensamento e a realidade. A tecnologia constitui uma expressão dessa capacidade humana socialmente desenvolvida de criar o novo mediante o trabalho. Desse modo, com base nas ideias do autor podemos entender que os animais inferiores não são capazes de produzir, pois a natureza produz para eles o necessário para sobreviverem. De outra maneira, no homem, não há mais a influência direta da natureza. O desenvolvimento intrínseco de suas peculiaridades fisiológicas e intelectivas lhe possibilitou resolver por si mesmo as contradições com o meio natural. Com plena capacidade de refletir em forma de “ideias abstratas” e “universais” o reflexo da realidade, conseguiu exercer a direção da produção dos meios para superar as dificuldades.
Palavras-chave: Trabalho; Tecnologia; ideologia; Realidade
Métricas
Referências
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre, RS: L&PM, 2016.
IANNI, Octavio. A ditadura do grande capital. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. v. 2. São Paulo: Boitempo, 2013.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. v. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.