Percepções sobre a didática

um estudo sobre as concepções dos(as) estudantes do curso de pedagogia da UECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10177

Palavras-chave:

Educação, Didática, Pedagogia

Resumo

Esta pesquisa tem por intuito compreender as percepções de alunos de cursos de Pedagogia de diferentes campi da Universidade Estadual do Ceará (UECE) acerca dos conhecimentos de Didática. Levando em consideração a importância cada vez maior de refletir sobre os fazeres educativos e reconhecendo a Didática como componente fundamental dos estudos das problemáticas de ensino, esse estudo reflete sobre o papel da educação e da didática, dialogando com as percepções dos/das graduando(as) do curso de Pedagogia. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa e, para a coleta de dados, utilizou-se a aplicação de um questionário via Google Forms endereçado aos alunos e alunas de cursos de Pedagogia da UECE com a finalidade de encontrar os sentidos e significados atribuídos à Didática na formação destes(as) profissionais pedagogos(as). Os resultados mostram que as percepções dos(as) estudantes sobre a Didática perpassam a ideia de análise da realidade de ensino com o objetivo de proporcionar situações didáticas que favoreçam a construção do conhecimento do aluno, coadunando com o afirmado por Pimenta (1996), Lima (2011), Chaves e Farias (2020) e Farias et al (2020) que compreendem a Didática como área de estudo da Pedagogia que problematiza o ensino, sendo uma prática educativa estruturada e dirigida que busca intencionalidade na prática pedagógica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Polyana Nogueira Dias, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Trabalha com Arte Teatral atuando no Coletivo de teatro Girassóis, na cidade de Fortaleza. Atriz com curso Técnico em Teatro pela Universidade Federal do Ceará em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim - DRT:1245. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, PPGE/UECE, na linha de pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente, núcleo Arte, Memória e Formação. Membro do Grupo de Pesquisa Investigações sobre Arte, História e Ensino, IARTEH/UECE.

Alana Kelly Rodrigues Lima, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Professora de Educação Infantil. Mestranda em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Participa do Grupo de Pesquisa Investigações sobre Arte, História e Ensino - IARTEH. Áreas de interesse de pesquisa são estudos voltados para a Arte-Educação e Formação de Professores pedagogos e pedagogas. Atua na linha de pesquisa Formação, Didática e Trabalho Docente, núcleo Arte, Memória e Formação. Também é responsável pela filmagem e edição dos vídeos e artes do canal "Vem que eu te conto", no YouTube.

Elcimar Simão Martins, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE)

José Albio Moreira de Sales, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, ICEN. Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, MASTS/UNILAB, Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, PPGEF-UNILAB-IFCE e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, PPGE/UECE. Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID/UNILAB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência, EDDocência. Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador, GEPEFE/USP e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE)

Referências

CHAVES, Pedro Jônatas da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; MARTINS, Elcimar Simão. Didática como Ciência e Didática como componente curricular em cursos de Formação de Professores: análise de documentos oficiais e percepções de estudantes. Revista Cocar, [S.L], n. 8, p. 126-145, 09 mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3051. Acesso em: 04 nov. 2022.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4ª ed. Brasília: Liber Livro, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREITAS, Raquel A. marra de Madeira; LIBÂNEO, José Carlos. O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. Educação Pesquisa, São Paulo, v. 48, e246996, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248246996. Acesso em 5 de mar. de 2023.

HOBOLD, Márcia de Souza; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs. Revista Cocar, [S.L.], n. 8, p. 102-125, 9 mar. 2020. Universidade do Estado do Pará. http://dx.doi.org/10.31792/rc.v0i8. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3050. Acesso em: 04 nov. 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.L.], v. 91, n. 229, p. 562-583, 18 jun. 2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i229.630. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2892. Acesso em: 08 nov. 2022.

LIBÂNEO, José Carlos. O Campo Teórico e Profissional da Didática Hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: embates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014, p. 43-73.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Qual o Lugar da Didática no Trabalho do Professor? Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 3, n. 5, p. 88-101, jan./jun. 2011.

MARTINS, Elcimar Simão. Formação contínua e práticas de leitura: o olhar do professor dos anos finais do ensino fundamental. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

PIMENTA, Selma Garrido (org.). Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1996.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVEREO, José Leandro Rolim de Lima. Panorama da pedagogia no Brasil: ciência, curso e profissão. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.38, e38956, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469838956. Acesso em 5 de mar. de 2023.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações, 5ª ed. São Paulo, Autores Associados, 1995.

Downloads

Publicado

2023-03-12

Como Citar

DIAS, P. N.; LIMA, A. K. R.; MARTINS , E. S.; SALES, J. A. M. de. Percepções sobre a didática: um estudo sobre as concepções dos(as) estudantes do curso de pedagogia da UECE. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10177. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10177. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo