Sobre a Revista

O Boletim Cearense de Educação e História da Matemática – BOCEHM é uma publicação em fluxo contínuo do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática – GPEHM, que faz parte da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologias da UECE. O BOCEHM tem por objetivo tornar público artigos e relatos de experiências resultantes de estudos e pesquisas que abordem temas da Educação Matemática e/ou suas relações com a História da Matemática

Qualis Capes 2017-2020: B1 Educação; Matemática / Probabilidade e Estatística
Prefixo DOI: 10.30938
e-ISSN: 2447-8504 | ISSN: 2357-8661

Notícias

Aos avaliadores e leitores do BOCEHM

2025-04-09

Prezados autores e avaliadores,

O BOCEHM tem passado por um momento adverso, oriundo de um fenômeno que tem afetado diversos periódicos científicos na área da Educação Matemática. Precisou-se aumentar o seu prazo de respostas aos artigos submetidos devido à baixa adesão de avaliadores em contribuir com o processo avaliativo.

Atualmente no BOCEHM, a avaliação de cada artigo é feita por pares pelo método double blind peer review. Isto é, cada artigo é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, especialistas na área e com elevada experiência e titulação acadêmica. Cada artigo é avaliado sem a identificação de autoria dos avaliadores e dos seus autores (avaliação cega). Ao receber o artigo o Editor responsável encaminha para dois avaliadores ad hoc cadastrados na Equipe de Avaliadores do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Com efeito, grande parcela desses avaliadores, que também são autores, é demandada. No entanto, temos observado importantes situações como a não resposta do avaliador cadastrado e/ou a demora na resposta em avaliar.

Sabemos que o trabalho avaliativo realizado na emissão de um parecer ad hoc, necessita de tempo e não é remunerado. No entanto, enquanto editores, precisamos dar continuidade ao processo editorial e dependemos dessa parceria para continuar com a qualidade dos processos do BOCEHM.

Por isso, nessa carta, fazemos um apelo aos autores doutores cadastrados no BOCEHM que atualizem seus perfis para também participarem do processo avaliativo, contribuindo para melhorar a fluidez no processo, garantindo assim, que seus próprios textos submetidos possam também ser atendidos mais rapidamente por outros colegas avaliadores.

Pedimos também que os avaliadores que estão com submissões para emitir parecer, que se sensibilizem com a atual situação e que, assim que possível, retornem com suas respostas. Caso não possa avaliar, nos informe o quanto antes para que possamos encaminhar para outro parecerista.

Agradecemos aos pesquisadores que tem nos auxiliado no processo avaliativo e a compreensão daqueles que nos tem confiado seus textos e informamos que estamos tentando agilizar a avaliação dos escritos.

A equipe do BOCEHM

Saiba mais sobre Aos avaliadores e leitores do BOCEHM

Edição Atual

v. 12 n. 34 (2025): BOCEHM (Fluxo Contínuo)
Publicado: 2025-01-04

Artigos

  • Algumas concepções de alunos do ensino fundamental sobre o uso da plataforma Matific no ensino de matemática

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13712
    João Pedro Mardegan Ribeiro
    1-18
  • TIKTOK COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13086
    Marinete Santana Wutke Welmer, Valdinei Cezar Cardoso
    1-19
  • Movimento da Escola Nova em Santa Catarina: um olhar para o ensino de aritmética a partir dos comunicados escolares (1930 - 1940)

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13930
    Cintia Schneider, David Antonio da Costa
    1-14
  • Equações Diofantinas Lineares: aspectos históricos e contribuições nos processos de ensino e aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11186
    Maurício José Nascimento Macêdo, Mikaelle Barboza Cardoso
    1-15
  • Simulações e aplicações como agentes facilitadores no ensino de equações diferenciais

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13782
    Murilo Carvalho Feitosa, Francisco Wagner Soares Oliveira, Otávio Paulino
    1-21
  • Uma demonstração do Teorema de Pitágoras sob o ponto de vista de Raimundo Teixeira Mendes

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.12987
    Marcia Aparecida Garcia Teixeira, Irene Magalhães Craveiro
    1-19
  • Mulheres na Pós-Graduação em Matemática: desafios e perspectivas em um campo de dominação masculina

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13915
    Daiana da Silva Oliveira, Karina Siqueira Santos, Alana Nunes Pereira
    1-22

Relato de Experiência

  • Contribuições do jogo Mancala para o ensino de matemática: um relato de experiência

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13149
    Ana Paula Arruda de Oliveira, Deumara Galdino de Oliveira
    1-15
Ver Todas as Edições