Existe um populismo contemporâneo?

Autores/as

  • Gilberto Maringoni UFABC

Palabras clave:

Populismo – democracia – representación – fragmentación laboral – identidades

Resumen

A palavra populismo voltou a ser utilizada para classificar fenômenos políticos que guardam pouca relação entre si. Lideranças politicamente distintas têm sido classificadas como populistas. O termo, conceitualmente impreciso, remete ao fenômeno observado na América Latina da primeira metade do século XX. Que características sociais engendrariam um novo tipo de populismo, nas primeiras décadas do século XXI, para gerar algo que se possa classificar como surto populista?

Biografía del autor/a

Gilberto Maringoni, UFABC

GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA é professor associado II do Bacharelado de Relações Internacionais e membro do corpo docente dos Programas de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) e de Economia Política Mundial (EPM) da Universidade Federal do ABC (UFABC). É também doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006), graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1986) e jornalista. Tem experiência na área de História, com ênfase em América Latina contemporânea, História da imprensa e História do Brasil Império. Tem estudos focados nos temas: relações internacionais, modelos de desenvolvimento e comunicações. É autor e ou organizador de 16 livros, entre eles A volta do Estado planejador - Neoliberalismo em xeque (Editora Contracorrente), A Venezuela que se inventa - poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez (Editora Fundação Perseu Abramo, 2004), A revolução venezuelana (Editora Unesp, 2009), Angelo Agostini, A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal, 1864-1910 (Devir, 2011) - finalista do Prêmio Jabuti 2012, da Câmara Brasileira do Livro, categoria biografia -, Direitos humanos, imagens do Brasil (Aori, 2010) e A imagem e o gesto - Fotobiografia de Carlos Marighella (finalista do prêmio Jabuti 2000, da Câmara Brasileira do Livro). Foi bolsista do Programa Nacional de Pesquisas Econômicas (PNPE) no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre 2008 e 2011, e editor da revista Desafios do Desenvolvimento, da mesma instituição, entre 2011-2012 e 2015-2016. É coordenador do Observatório de Política Externa Brasileira (OPEB-UFABC)

Publicado

2023-08-29

Cómo citar

MARINGONI, G. Existe um populismo contemporâneo?. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 17–45, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/10051. Acesso em: 20 may. 2024.