Evento de lançamento da Revista Tensões Mundiais v.20 n.42 - Genocídio do Povo Palestino
Temos a honra de anunciar o evento de lançamento da edição especial da revista Tensões Mundiais, intitulada “Genocídio do Povo Palestino”. A publicação será lançada no dia 3 de julho de 2024 no Auditório da Reitoria da UECE.
O evento contará com uma programação abrangente. No período da manhã, começando às 9h, haverá presenças ilustres dos autores da edição e convidados especiais. À tarde, a partir de 13h30, teremos uma atração mística do MST e a apresentação oficial da nova edição da revista, além da participação do grupo de violonistas, Gruvi Uece, no encerramento do nosso evento.
Às 9h, será realizada uma mesa de abertura com a participação de coordenadores de programas vinculados às áreas da Sociologia e Políticas Públicas, como Mônica Dias (UECE), Preciliana Morais (UECE), Emanuel Freitas (UECE), Fábio Gentili (UFC), Paulo Niederle (CAPES) e Andréa Luz (UECE). A seguir, será realizado um bate-papo com alguns dos autores que colaboraram para a edição, como Ivan Martins (UFC), Marcel Pereira (UECE), Martín Martinelli (UNLu/Argentina) e Reginaldo Nasser (PUC-SP), além da presença da fotógrafa documental Karine Garcez.
Durante a tarde, as atividades do lançamento serão retomadas às 13h, com uma apresentação da Mística MST. Em seguida, será realizado uma apresentação da revista e principais temáticas abordadas nos artigos, resenhas e entrevistas, comandado por um dos editores, Ronaldo Lima (UECE), e mediada por Larissa Almeida (UECE), pesquisadora do Observatório das Nacionalidades.
O encerramento da programação acontecerá às 15h, com uma apresentação do grupo de violinistas Gruvi UECE. Nesta edição extraordinária, “nos debruçamos sobre um momento histórico agudo e grave, que requer a atenção inadiável da opinião pública global. Vivemos tempos em que a resistência palestina transcende as fronteiras de seu território, convertendo-se em um apelo em defesa da vida, da autodeterminação e da sobrevivência de seu povo.
Esta edição não apenas responde esse apelo, mas também procura o papel fundamental da academia e do pensamento científico crítico na articulação da opinião pública mundial e na disputa de ideias” (equipe editorial). Esse lançamento é um momento importante não só pela urgência das discussões, mas por representar o retorno da tiragem da revista em sua edição física.
Este momento constitui uma oportunidade ímpar para adquirir a versão física desta edição histórica da revista Tensões Mundiais, essencial para o aprofundamento nas complexas questões das tensões globais contemporâneas.