Mulher combatente

políticas de gênero na defesa

Autores

  • Gisele Cristina Coelho de Oliveira Universidade da Força Aérea
  • cláudia Maria de Sousa Antunes Universidade da Força Aérea
  • Andréa Costa da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v17i33.3077

Palavras-chave:

Política de Defesa, Gênero, Força Aérea Brasileira

Resumo

As políticas de gênero na defesa, implementadas no cenário nacional e internacional, oferecem subsídios para discutir aspectos relativos ao ingresso de mulheres como combatentes no Brasil. De modo mais específico, observamos o ethos militar na Força Aérea Brasileira e suas possíveis alterações, considerando a presença feminina no quadro de Oficiais Aviadores.

Biografia do Autor

cláudia Maria de Sousa Antunes, Universidade da Força Aérea

Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras (Letras Vernáculas) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Aeroespaciais (NEICA). Tem experiência nas áreas de Letras, com ênfase em Análise do Discurso; na área de Defesa; e na de Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, identidade, ethos, ethos militar, estudos de gênero, enunciação, semiótica e ensino.

Andréa Costa da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES / UFRJ), com especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE e graduação em Direito pela Universidade Gama Filho. Atua como professora regente no magistério público desde 1985, a partir de 1996 no magistério público federal. Foi Editora Assistente da Revista da UNIFA, entre 2010 a 2014. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em estudos e pesquisas nos seguintes temas: Educação em Saúde; Estudos Culturais e Educação; Gênero e Sexualidade ; Literatura e Educação; Mulheres e Forças Armadas.

Downloads

Publicado

15-06-2021

Como Citar

DE OLIVEIRA, G. C. C.; ANTUNES, cláudia M. de S.; DA SILVA, A. C. Mulher combatente: políticas de gênero na defesa. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 17–38, 2021. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v17i33.3077. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/3077. Acesso em: 29 mar. 2024.