JOSEPH KI-ZERBO E A EDUCAÇÃO PARA UM PROTAGONISMO HISTÓRICO AFRICANO
Parole chiave:
Filosofia Africana, Filosofia da Educação, HistoriografiaAbstract
Este ensaio se baseia em uma análise da obra de Joseph Ki-Zerbo e suas ideias sobre o papel histórico africano. Exploramos suas concepções do sistema educacional e como suas propostas envolvem uma politização do conhecimento, contribuindo assim para uma filosofia de formação humana na qual a localidade e as necessidades da comunidade são fundamentais na produção de conhecimento. Neste contexto, o objetivo deste texto é examinar os princípios que Ki-Zerbo considera essenciais em uma historiografia global da humanidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BIMWENYI-KWESHI, Oscar. Discours théologique négro-africain: Problème des fondements. Paris: Presence Africaine, 1977.
CASTRO-GOMEZ, Santiago. Decolonizar la universidad. La hybris del punto cero
y el diálogo de saberes. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global / compiladores Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel. – Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo da racialidade: A construção do Outro como não-ser como fundamento do ser. São Paulo: Jorge Zahar, 2022.
CÉSAIRE, Aimé. Cultura e colonização. In: SANCHES, Marcela Ribeiro. As malhas que os impérios tecem: textos anticoloniais, contextos pós-coloniais. Lisboa: Edições 70, 2011.
DIOP, Cheikh Anta. A unidade cultural de África. Moçambique: Editora Pedago, 2016.
FOÉ, Nkolo. África em diálogo, África em autoquestionamento: universalismo ou provincialismo? “Acomodação de Atlanta” ou iniciativa histórica? Educar em Revista. Tradução de Roberto Jardim da Silva. Curitiba, Brasil, n. 47, p. 175-228, jan./mar, 2013.
KI-ZERBO, Joseph. Introdução Geral. História Geral da África I: metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010.
KI-ZERBO, Joseph. Éduquer ou périr. UNICEF-UNESCO. Paris: L’Harmattan, 1990.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez. 1997.
SANTOS, Tinganá Santana. Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Busenki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. Tese de doutorado. Departamento de Letras – USP, 2019.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Luís Thiago Freire Dantas Dantas
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.