JOSEPH KI-ZERBO E A EDUCAÇÃO PARA UM PROTAGONISMO HISTÓRICO AFRICANO

Autores/as

  • Luís Thiago Freire Dantas Dantas UERJ

Palabras clave:

Filosofia Africana, Filosofia da Educação, Historiografia

Resumen

Este ensaio se baseia em uma análise da obra de Joseph Ki-Zerbo e suas ideias sobre o papel histórico africano. Exploramos suas concepções do sistema educacional e como suas propostas envolvem uma politização do conhecimento, contribuindo assim para uma filosofia de formação humana na qual a localidade e as necessidades da comunidade são fundamentais na produção de conhecimento. Neste contexto, o objetivo deste texto é examinar os princípios que Ki-Zerbo considera essenciais em uma historiografia global da humanidade.

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Publicado

2024-07-14

Cómo citar

DANTAS, L. T. F. D. JOSEPH KI-ZERBO E A EDUCAÇÃO PARA UM PROTAGONISMO HISTÓRICO AFRICANO. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 455–467, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12679. Acesso em: 21 nov. 2024.