Sobre a Revista

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.

Universidade Estadual do Ceará - UECE

Centro de Humanidades – CH

Curso de Mestrado em Filosofia (CMAF)                                 

Polymatheia - Revista de Filosofia

 

ISSN: 1984-9575

Qualis B4

 

Público Alvo

A Polymatheira está voltada a um público amplo de pesquisadores, professores, estudantes, consultores e outros profissionais que atuam em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacionais.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos recebidos pela Polymatheia são inicialmente submetidos à revisão de admissão (desk review). Nessa fase os editores analisam:

(1) se o trabalho condiz com o Foco e Escopo da revista, e  (2) se as Diretrizes para Autores foram cumpridas. Os artigos aceitos nessa primeira fase são encaminhados para a avaliação do mérito no sistema de double blind review. Os manuscritos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para a área, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até 6 meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial. Quando os avaliadores solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas.  A decisão final sobre a publicação ou não do trabalho é sempre do editor-chefe, com base nos pareceres dos demais editores e consultores ad hoc. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.

Política anti-plágio

Os(as) autores(as) devem garantir a originalidade dos textos enviados à revista e todas as referências a trabalhos de distinta autoria devem ser devidamente explicitadas, indicadas com aspas (no caso de citações diretas) e referenciadas no corpo do texto.

Na prevenção de plágios, encorajamos os revisores a comentarem acerca da originalidade das submissões e implementamos em todas as submissões o uso de software para identificação de plágio.

Esta revista segue diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) de prevenção ao plágio: https://publicationethics.org e vem utilizando as ferramentas SimilarityCheck (iThenticate) ou Turnitin na checagem das submissões aprovadas.

Periodicidade

A periodicidade da Polymatheia é Semestral/ Bianual: Janeiro-Junho e Julho-Dezembro.

Declaração de Direito Autoral

Informações:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons cc-by que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
    4. Nenhuma taxa ou contribuição será solicitada aos autores. A revista não cobra nenhum tipo de valor nem a seus autores, nem a seus leitores. Nossa política é de incentivo ao compartilhamento público e livre do conhecimento.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Responsabilidade sobre o conteúdo

Nenhuma das organizações ou pessoas envolvidas no comitê ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos. Tal responsabilidade é inteiramente dos autores dos respectivos textos.

Todos os autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada.