https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/issue/feed Polymatheia - Revista de Filosofia 2023-12-26T09:21:01-03:00 Carlos Wagner Benevides Gomes revista.polymatheia@uece.br Open Journal Systems <p>A<strong> Polymatheia - Revista de Filosofia</strong> foi criada em 2007, segundo a iniciativa de alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará - PPGFIL-UECE. Desde sua criação, os editores do periódico vêm se empenhando para trazer aos leitores, semestralmente, novas edições com <span style="font-size: 0.875rem;">artigos inéditos, resenhas, ensaios e traduções, visando à divulgação de textos de professores e pesquisadores alunos dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) </span><span style="font-size: 0.875rem;">em Filosofia e áreas afins, do Brasil e de outros países</span>. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: B1 Filosofia; Artes; Ensino<br />e-ISSN: <span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;1808-804X&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:14337,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0,&quot;3&quot;:1},&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1},&quot;15&quot;:&quot;Arial&quot;,&quot;16&quot;:10}">1808-804X</span> | ISSN: <span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;1984-9575&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:14337,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0,&quot;3&quot;:1},&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1},&quot;15&quot;:&quot;Arial&quot;,&quot;16&quot;:10}">1984-9575</span></span></p> https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12281 Apresentação 2023-12-26T09:18:35-03:00 Gabriel Kafure da Rocha gabriel.kafure@uece.br 2023-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Gabriel Kafure da Rocha https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11536 Autenticidade como chave de liberdade na construção da identidade 2023-11-27T14:16:57-03:00 Diego Vinícius Brito dos Santos diego_svt@hotmail.com.br Geiza Venícia dos Santos geiza_venicia@hotmail.com <p>Neste ensaio, exploramos a relevância da “autenticidade” na existência humana, à luz da filosofia de Martin Heidegger, com foco nos conceitos de abertura do ser e autenticidade. Através de uma metodologia de revisão narrativa, analisamos estudos que estabelecem conexões entre a filosofia heideggeriana e a agenda identitária contemporânea. Demonstramos como a autenticidade, a busca por uma vida genuína e a reflexão sobre a própria existência, é crucial na construção da identidade individual. Destacamos como essa ênfase na autenticidade pode questionar rótulos e categorizações impostos por grupos sociais, promovendo, assim, a liberdade na formação dos “modos de ser” de cada pessoa. Essa análise revela como a filosofia de Heidegger oferece uma perspectiva única sobre a existência humana, enriquecendo o diálogo filosófico e identitário. Ao fornecer uma estrutura para a reflexão sobre a autenticidade, esta pesquisa contribui para a compreensão da liberdade individual na formação da identidade e destaca a relevância contínua das ideias heideggerianas na contemporaneidade.</p> 2023-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Diego Vinícius Brito dos Santos, Geiza Venícia dos Santos https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12167 Direitos humanos e educação a partir do conceito de formação cultural (Bildung) sob a perspectiva de Hegel 2023-12-07T11:01:03-03:00 Mônica Dantas Barros poly01@polymatheia.be Marly Carvalho Soares marly.soares@uece.br <p>O trabalho busca inicialmente entender o conceito de formação cultural (Bildung) em Hegel (1770-1831), a fim de apreender como o filósofo aborda os direitos humanos e a educação, partindo do conceito de formação cultural (Bildung) em suas obras. Para tal, visitamos a formação do sistema escolar alemão com a finalidade de compreender o ideário cultural dos séculos XVIII e XIX europeu, contextualizando a perspectiva hegeliana de solução para a educação, a saber, “Qual a melhor forma de educar o homem?”, imposto a todo e qualquer projeto educacional. Assim como também, pretendeu-se, trazer à compreensão acerca dos direitos humanos e seu desenvolvimento da modernidade à contemporaneidade. Onde defende-se que as ideias contidas na filosofia hegeliana sejam uma possibilidade de se ultrapassar alguns limites existentes nas discussões tradicionais a respeito do tema, embasadas principalmente nas filosofias modernas do direito natural. Para tanto, optou-se por analisar a relação dos direitos humanos com a filosofia do direito natural, seguindo-se para a crítica hegeliana ao jusnaturalismo e, consequentemente, encerrando-se com sua compreensão de reconhecimento e sua influência na Filosofia do Direito e no estabelecimento das relações éticas.</p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Mônica Dantas Barros, Marly Carvalho Soares https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12165 A Apropriação Revolucionária de Tchernichévski do Conceito Hegeliano de Ideal 2023-12-07T10:47:11-03:00 Mariana Lins Costa mariana.lins@uece.br <p>O presente ensaio consiste numa introdução à dissertação de mestrado de Nikolai Tchernichévski, <em>A relação estética da arte com a realidade </em>[<em>Эстетические отношения искусства к действительности</em>], com destaque para a sua apropriação, de efeitos revolucionários, do conceito hegeliano de ideal. Para isso, empregar-se-á uma abordagem tanto histórica, quando filosófica. Afinal, muito embora a sua dissertação consista numa refutação teórica à estética desenvolvida por Hegel, trata-se de uma refutação cujo fundamento é, o que após Marx, convencionou-se chamar luta de classes. Na conclusão, apresentar-se-á uma breve e livre reflexão do significado histórico dessa dissertação a partir do próprio conceito de ideal de Hegel.</p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Mariana Lins Costa https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12168 Dialética do Sofrimento 2023-12-07T11:07:21-03:00 Jose Eronildo Gomes de Araujo Junior eron.junior45@gmail.com <p>&nbsp;</p> <p>O artigo aqui desenvolvido se propõe a analisar as implicações políticas do sofrimento na perspectiva de Theodor W. Adorno. A metodologia é a hipotética-dedutiva na análise prioritariamente de três textos de Adorno: <em>Observações sobre neurose e política</em>, <em>Dialética do esclarecimento</em> e <em>Minima Moralia</em>. Propomos, ao analisar o particular, encontrar critérios objetivos para uma proposta de um fragmento filosófico que aponte para uma emancipação política.&nbsp; O artigo conclui ao final que o sofrimento sob uma determinada lente aparece como dispositivo psicológico de repressão, sob outra, pode ser o indicativo teórico para uma relação mais humana entre comunidade e indivíduo.</p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Jose Eronildo Gomes de Araujo Junior https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12166 Autonomia e dignidade: sobre a obrigação ética de respeito aos direitos huma-nos a partir da filosofia moral de Kant 2023-12-07T10:54:27-03:00 Gilnaldo Cantanhede Nunes gilcantanhede1@gmail.com <p>Os direitos humanos são direitos da pessoa humana. O desprezo por esses direitos, via de regra, arruína a própria humanidade. Por serem direitos da pessoa humana eles tem de ser invioláveis, isto porque a pessoa é finalidade em si mesma e possui uma dignidade intrínseca. O problema que se levanta é por que se deve respeitar e efetivar os direitos humanos para toda pessoa humana, segundo a ética filosófica kantiana? Objetiva-se, mediante pesquisa bibliográfica dos textos de Kant, oferecer elementos sobre a obrigação ética de respeitar e assegurar os direitos humanos para toda pessoa humana, a partir da filosofia moral de Kant. Para tanto, primeiro busca-se legitimar a autonomia para o ser humano. Segundo, discute-se a ideia de que a humanidade deve ser tratada como um fim em si mesmo, oferecendo razões éticas para se respeitar os direitos humanos e, por fim, pretende-se mostrar por que o ser humano se constitui como um fim em si mesmo e possui uma qualidade tão elevada como a dignidade e que, por esse motivo, é digno de todo o respeito. Levanta-se como hipótese que o respeito devido ao ser humano e seus direitos, conforme a ética filosófica de Kant, radica-se na propriedade que o torna um fim em si mesmo, isto é, a autonomia.</p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Gilnaldo Cantanhede Nunes https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12164 Particularidade e universalidade no conceito de sociedade civil em Hegel 2023-12-07T10:36:46-03:00 Marcos Antônio Bezerra Lima socialmarcos37@gmail.com <p>O presente artigo tem por objetivo fundamental rastrear, sistematizar e explicitar as categorias fundamentais do conceito de Sociedade Civil em Hegel, a partir da relação intrínseca entre a particularidade e a universalidade das nuances internas filosóficas, próprias da sutileza do pensamento dialético hegeliano. A questão central gira em torno da proposta de Hegel para a efetividade da eticidade, através do direito, nesta obra tão fundamental, <em>Princípios da Filosofia do Direito. </em>Procuramos, neste trabalho, demonstrar de que forma a Sociedade Civil aparece nesta obra como momento crucial do exercício da liberdade, embora este momento, na obra como um todo, ainda represente, em termos filosóficos, o segundo momento para se chegar ao verdadeiro sentido da eticidade plena, que só se dará no Estado.</p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Marcos Antônio Bezerra Lima https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11990 Por que o especismo não deveria ser desejado? 2023-11-27T13:38:44-03:00 Verônica Pavani da Silva veronica.pavani@gmail.com Vinícius Schoenell dos Santos bep.vss@hotmail.com <p>Esse artigo aprofunda a análise dos fundamentos éticos e das consequências práticas do especismo, uma prática discriminatória entre seres humanos e animais não humanos baseado na espécie. O debate filosófico e ético, influenciado por pensadores como Peter Singer, abrange questões práticas como escolhas alimentares e métodos de pesquisa, com reflexões sobre seu impacto no bem-estar animal, meio ambiente e saúde humana. O estudo busca orientar para práticas mais éticas e uma coexistência mais harmoniosa, questionando por que o especismo não deve ser desejável na construção de uma sociedade compassiva, justa e sustentável, especialmente à luz do argumento de Singer.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Antiespecismo, Peter Singer, especismo, ética, ética animal.</p> 2023-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Verônica Pavani da Silva https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12077 Diversidad Transepistémica en Rizomas: Emerger en la Decolonialidad Planetaria 2023-11-28T08:47:29-03:00 Milagros Elena Rodriguez melenamate@hotmail.com <p>La decolonialidad en el planeta con la salvaguarda y develación de lo encubierto de la colonización y colonialidad global, en el ardor de&nbsp; las líneas de investigación: educación-transepistemologías transcomplejas y transepistemologías de los conocimientos-saberes y transmetodologías transcomplejas, cobran sentido las indagaciones transmetódicas, más allá del método, con la deconstrucción rizomática para cumplir con el objetivo complejo de analizar la diversidad transepistémica en rizomas como un emerger en la decolonialidad planetaria; más allá de la colonialidad. En la reconstrucción: rizoma-decolonialidad-planetaria-complejidad se abrazan para dar sentido a transepistemes, con la salvaguarda del sujeto investigador y sus subjetividades en primera persona. En la diversidad de transepistemes urge la ruptura asignifcativa de los rizomas como aperturas, como comunidades de aprendizaje; pero sobre todo su integralidad profundamente multiplicativa; se trata de apertura y construcciones de aportes a un fin ilustre por salvaguardar la Tierra, con su inmensa diversidad.</p> 2023-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Milagros Elena Rodriguez https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11721 O Animal que logo sou 2023-11-27T13:22:55-03:00 Victor Xavier victorfabiam17@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo é uma reflexão sobre a obra O animal que logo sou de Jacques Derrida. A obra representa uma exploração profunda e complexa da relação entre humanos e animais. Derrida examina as divisões tradicionais condicionais entre eles, questionando a separação absoluta que historicamente foi estabelecida entre as duas categorias. O argumento de que a distinção entre humanidade e animalidade não é tão claro quanto geralmente se acredita, e que ela é permeada por ambiguidades e contradições. Assim, esta obra desafia as fronteiras tradicionais entre humanidade/animalidade, questionando a clareza dessas distinções e explorando as complexas implicações éticas dessa reflexão.</span></p> 2023-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Victor Xavier https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11884 Recanto airoso num mundo aprazível: cuidando da tolerância numa oficina dialógica-pensante 2023-11-27T13:56:14-03:00 Éverton Donisete Barbosa de Moraes evertonfilos@gmail.com <p>A intolerância em curso nas escolas brasileiras não brota do acaso - mas parece estar intimamente relacionada a nossa recente conjuntura político-econômica. Ideários extremistas - ensimesmados em posições supremacistas - alimentam o maniqueísmo político e retóricas da distinção nós e eles, bons e maus, puros e depravados. Um modelo econômico cujo leitmotiv reproduz individualismo e meritocracia também pode contribuir com o alargamento deste cenário. Um ensino de Filosofia dogmático e moralizante - mesmo sendo racionalmente fundamentado - parece não favorecer uma intervenção que visa alcançar uma vida escolar mais aprazível. Um possível ponto de partida com contundência necessária para encarar este problema estaria na prática pedagógica que considera não apenas os aspectos racionais - mas que também cuida da dimensão sentimental-afetiva-passional da comunidade escolar.</p> 2023-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Éverton Donisete Barbosa de Moraes https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11634 Formação e consolidação de saberes de referência em um campo científico 2023-11-27T14:15:34-03:00 Jonathan Machado Domingues jonathandomingues18@gmail.com <p>Este estudo tem como objetivo analisar a formação dos saberes de referência em campos científicos, considerando o papel dos pesquisadores, instituições acadêmicas e da comunidade científica. A questão norteadora central é: "Como os saberes de referência são moldados e consolidados, influenciando o progresso científico?". Utilizando revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, identificamos que os pesquisadores desempenham um papel central na formação dos saberes de referência, cuja validação ocorre por meio da revisão por pares e aceitação pela comunidade científica. Os critérios incluem evidências empíricas e relevância prática. Conclui-se que esse processo é dinâmico e reflete a evolução constante da ciência.</p> 2023-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Jonathan Machado Domingues https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11349 Sacerdotes de Dionísio 2023-09-26T20:54:01-03:00 Sâmara Araújo Costa samara.araujo@gmail.com <p>Este trabalho parte da análise de Heidegger em “<em>Para que poetas?</em>” em que o autor interpreta a poesia de Hölderlin a partir da elegia “<em>Pão e vinho</em>”, apresentaremos algumas destas explicações. Depois disso tentamos entender a resposta de Hölderlin dos poetas serem associados aos “<em>sumos sacerdotes do deus do vinho</em>”, para isso lidamos com as noções de Dionísio tanto em Nietzsche como em Hölderlin, mostraremos semelhanças e diferenças e algumas interpretações. Além disso investigamos reflexões sobre o artista como um deus, da relação entre poesia e filosofia. E considerações de vieses que comprometem argumentações que confrontam o papel da poesia e filosofia. Por fim, terminamos com reflexões de Heidegger em “<em>Elucidações da poesia de Hölderlin</em>” em que o autor superestima o papel da poesia e dos poetas de poderem clarificar até mesmo pensamentos de filosofia mal pensada.</p> 2023-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Sâmara Araújo Costa https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11502 Entre a hermenêutica e o estruturalismo: o uso do contextualismo linguístico na interpretação de textos filosóficos 2023-09-26T20:56:40-03:00 Mariana Dias Pinheiro Santos marianadps4ntos@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo do presente artigo consiste em apresentar a metodologia contextualista histórica da escola de Cambridge, proposta, especificamente, por Quentin Skinner. Para isso, tentar-se-á fazer uso, ainda que de forma bastante geral, deste mesmo método, apresentando-o em relação com os métodos estruturalista e hermenêutico com os quais discute, levando em conta certos pressupostos filosóficos com os quais se posiciona. Espera-se, ainda, apresentar, de forma bastante geral, de que maneira o método de Skinner funciona na pesquisa interpretativa de filosofia e quais ganhos pode fornecer ao exegeta acadêmico.</span></p> 2023-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Mariana Dias Pinheiro Santos https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11946 Além do estado nacional: a reformulação habermasiana dos pressupostos para a paz na obra a Paz Perpétua de Kant 2023-11-28T08:49:46-03:00 Everson Deon eversond@yahoo.com.br <p class="Default" style="text-align: justify;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif;">Este artigo explora a análise habermasiana dos pressupostos para a paz na obra <em>A Paz Perpétua</em> de Kant. Habermas parte da ideia kantiana sobre a federação dos povos e o direito cosmopolita para discutir os fundamentos teóricos e jurídicos das organizações supranacionais que possam garantir a paz global na atualidade. Para Habermas, os Estados nacionais encontram-se diante de problemas que transcendem os limites territoriais, unindo a humanidade, paradoxalmente, numa <em>comunidade involuntária de risco</em>. Diante desse cenário, a atual estrutura tradicional de poder estatal interno tem-se demonstrado incapaz de apresentar soluções satisfatórias, bem como os atuais organismos supranacionais, que necessitam ser reformulados.</span></p> 2023-12-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Everson Deon https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11487 O Suposto saber para Lacan e o Eu Hermeneuticus. 2023-09-26T20:52:28-03:00 Isadora Baldi Pastore isapastore@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo esclarecer os conceitos de lugar de suposto saber para Lacan e realizar possíveis aproximações com o conceito de <em>eu hermeneuticus</em> da filosofia hermenêutica. Para Lacan, o conceito da posição do analista como sujeito de suposto saber se dá como aquele que não possui todo o conhecimento acerca do outro. Esta posição está fundamentada no processo de transferência, ou seja, no que acontece na relação analista-analisando, que perpassa pelo campo da fala e que inicialmente se constrói em uma relação de afeto, compromisso e confiança no analista. Já para Rohden, o <em>eu hermeneuticus</em> é o lugar do filósofo que se coloca em uma postura de troca com o outro, aquele que se propõe a ouvir e compreender o mundo do outro sem dominá-lo.</p> 2023-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Isadora Baldi Pastore https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11100 A Relação do Homo Oeconomicus com o Paradigma Imunitário 2023-08-22T14:34:47-03:00 Antonio Arruda Neto arruda.neto@ufpe.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente texto tem como objetivo compreender a relação do </span><em><span style="font-weight: 400;">homo oeconomicus </span></em><span style="font-weight: 400;">e o paradigma imunitário. O tema é problematizado a partir do pressuposto do paradigma da imunização com os elementos do </span><em><span style="font-weight: 400;">homo oeconomicus</span></em><span style="font-weight: 400;">. No intuito de compreender, utilizou-se como fundamentação teórica, os pensamentos de Roberto Esposito e Michel Foucault. Por essa razão, tem-se como problema de pesquisa: em que medida o paradigma da imunização em Roberto Esposito relaciona-se com o </span><em><span style="font-weight: 400;">homo oeconomicus</span></em><span style="font-weight: 400;"> em Michel Foucault? Em relação aos objetivos, tem-se: o geral, em compreender a problemática. Enquanto, os objetivos específicos são: (1) Identificar o conceito dos elementos da biopolítica em Michel Foucault; (2) Analisar o paradigma da imunização em Roberto Esposito; (3) Discutir a relação do </span><em><span style="font-weight: 400;">homo oeconomicus</span></em><span style="font-weight: 400;"> de Foucault com os elementos da imunização em Esposito. Sendo assim, a pesquisa, constitui-se como uma revisão bibliográfica, articulada com os principais livros dos autores do referencial teórico:&nbsp; de Roberto Esposito, temos “Communitas” (1998), “Immunitas” (2002) e "Bios'' (2004). Além disso, de Michel Foucault: “Segurança, Território e População” (2008) e “Nascimento da Biopolítica” (2004). Espera-se como resultado a relação do </span><em><span style="font-weight: 400;">homo oeconomicus </span></em><span style="font-weight: 400;">com os elementos do paradigma imunitário, nesse caso, com o direito como imunidade e uma biopolítica afirmativa. </span></p> 2023-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Antonio Arruda Neto https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11885 Revolução no pensamento filosófico brasileiro que silencia sobre os Povos Originários. 2023-11-28T08:50:26-03:00 João José do Nascimento Souza joaojose.rio@gmail.com Rogério LUis Rocha Seixas rogeriosrjb@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho se propõe a abordar a descolonização e a crítica ao Eurocentrismo, sob uma perspectiva Filosófica a respeito das &nbsp; implicações jurídicas e pedagógicas na Educação Básica a partir da lei 11.645, de 10/mar/2008, a qual determina que os conteúdos programáticos englobem aspectos como a “luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil”. Pensar como desobediência epistemológica (MIGNOLO), então, a luta de afrodescendentes e indígenas com única pela libertação do eurocentrismo, única em seu apelo ético e educativo das relações étnicorraciais no Brasil, país marcado pela discriminação e racismo. Optamos aqui por tratar das lutas dos Povos Originários que têm sido&nbsp;deixadas à margem da Filosofia, como se a luta pudesse ser reservada apenas ao campo da Antropologia, no seu aspecto “cultural”. Entendemos que, assim, começa a crítica ao eurocentrismo na matriz do pensamento.</span></p> <p><strong>PALAVRA-CHAVE</strong><span style="font-weight: 400;">: libertação; decolonialidade; revolução; ética;</span></p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 João José do Nascimento Souza, Rogério Luis da Rocha Seixas, pesquisador do Afrosin/ UFRRJ e doutor em Filosofia pela UFRJ/rogeriosrjb@gmail.com https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12157 O Discurso do preconceito contra o Negro em Quarto de Despejo: 2023-12-06T10:06:34-03:00 Francisco Henrique Oliveira Moura henrikmoura01@gmail.com Antônia de Jesus Sales antonia_saless@hotmail.com <p>Após&nbsp; completar 60 anos de sua publicação, <em>Quarto de Despejo </em>(1960) se tornou uma obra icônica por retratar, de forma fidedigna, a realidade da favela. Dentro do contexto da obra, nosso objetivo, aqui, é investigar o discurso de preconceito contra o negro, uma população marginalizada no espaço da favela, buscando compreender como o preconceito aparece dentro das relações entre as personagens. Para este intento, buscamos, dentro da obra, os momentos em que o discurso do preconceito perpassa o diário, a fim de contextualizar o discurso imbricado na vivência da autora, expressa no gênero textual diário, considerando os relatos de preconceito como atos de violência simbólica, termo cunhado por Bourdieu (2007) e a Teoria da Residualidade (PONTES, 1999), que embasará nossa análise, por considerarmos o discurso de preconceito contra o negro como uma questão antropológica e cultural, remanescente da escravidão africana no contexto brasileiro e por considerar a literatura marginal, situação da obra aqui investigada, fonte de compreensão para as questões sociais e culturais no contexto brasileiro, principalmente considerando que o contexto da favela, mesmo tendo seu nome modificado para “comunidade”, não evoluiu quanto à sua situação efetiva de existência e de desigualdade social.</p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Francisco Henrique Oliveira Moura, Antônia de Jesus Sales https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12172 Crítica da raça e crítica do capitalismo em Achille Mbembe 2023-12-07T15:58:09-03:00 Elielvir Nascimento elielvirmarin@gmail.com Adauto Lopes adautoufcfilosofia@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Neste texto, abordo a relação entre racismo e capitalismo. Utilizo o ensaio </span><em><span style="font-weight: 400;">Crítica da Razão Negra</span></em><span style="font-weight: 400;">, do filósofo Achille Mbembe, buscando estabelecer diálogo com pensadoras e pensadores brasileiros. Dessa maneira, pretendo delinear os contornos de uma genealogia crítica da raça, ressaltando as relações de constituição mútua entre racismo e capitalismo. Num primeiro momento, situo o campo da filosofia crítica da raça. Num segundo momento, retomo a definição da raça como tecnologia política. Em seguida, apresento a gênese do</span><em><span style="font-weight: 400;"> negro</span></em><span style="font-weight: 400;"> enquanto sujeito racializado. Por fim, analiso o conceito de </span><em><span style="font-weight: 400;">razão negra</span></em><span style="font-weight: 400;"> ressaltando os aspectos antirracistas e anticapitalistas que lhe são inerentes.&nbsp;</span></p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Elielvir Nascimento, Adauto Lopes https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12160 Notas sobre a Filosofia na Educação Básica sob a perspectiva das Leis 10.639/2003 E 11.645/2008: 2023-12-06T23:18:44-03:00 Antonio Alex Pereira de Sousa alexsousa.filosofia@gmail.com <p>Este artigo aborda a relevância do ensino de Filosofia à luz das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no contexto educacional brasileiro. Inicialmente, contextualiza-se o surgimento dessas legislações, destacando seu propósito de enfrentar o preconceito racial e promover uma sociedade mais justa e equitativa. Explora-se, em seguida, a interseção entre o ensino de Filosofia no ensino médio e as Filosofias Africanas, Afro-brasileiras e indígenas, ressaltando a importância de ampliar o repertório filosófico dos estudantes. Também são apresentados desafios na implementação dessas leis, especialmente quanto à formação de professores e ao currículo. Recursos virtuais e obras, como os livros de Renato Nogueira e Sandra Petit, são sugeridos como ferramentas valiosas para os educadores. Além disso, destaca-se a recente iniciativa da ANPOF, que, por meio de eventos, promove reflexões sobre temáticas historicamente negligenciadas na Filosofia. Este artigo visa instigar a reflexão sobre a educação e a Filosofia como instrumentos no combate ao racismo estrutural na sociedade brasileira.</p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 ANTONIO ALEX PEREIRA DE SOUSA https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12220 Uma Breve abordagem sobre a crítica ao racismo em Fanon 2023-12-14T14:59:31-03:00 Bruno Freitas Santos bruno.freitas@aluno.ifsertao-pe.edu.br Debora Maria dos Santos deboramariasantos1@gmail.com <p>O presente artigo objetivou discorrer a respeito da filosofia de Fanon e sua luta pela causa negra frente ao racismo e a discriminação que foi implantada dentro da sociedade eurocêntrica. O problema de pesquisa é investigar como a presença de um resquícios de uma sociedade racista e discriminatória estão vigentes numa sociedade em que a minoria branca mantém o poder. A abordagem partiu ancorou-se numa pesquisa de levantamento bibliográfico, cuja fonte de pesquisa se deu por meio de artigos acadêmicos da área. Como resultados das discussões percebe-se a relevância de novas visões e modelos sociais de educação, que possuam um maior poder de alcance na equidade social.</p> 2023-12-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Debora Maria dos Santos