Política de formação profissional do IFCE Pecém:

percepções dos alunos e egressos

Autores

  • Antonio Guedes Cavalcante Júnior Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Professor no Instituto Federal do Ceará – IFCE
  • Rodrigo Santaella Gonçalves Doutor em Ciências políticas, Professor do Instituto Federal do Ceará – IFCE e Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Jose Raulino Chaves Pessoa Junior Doutor em Ciências Políticas e Professor Visitante do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.28.7912

Palavras-chave:

políticas públicas, educação profissional, Instituto Federal do Ceará

Resumo

As relações educação-trabalho-emprego tiveram uma significativa parcela de contribuição na montagem e formatação da sociedade ocidental moderna. Ademais, é notória a influência que as Revoluções Francesa, Americana e Industrial têm exercido nas relações sociais contemporâneas, sobretudo quanto às suas contribuições com o nascimento de novos meios de efetivação da igualdade social. As Políticas Públicas como área acadêmica estão, por assim dizer, entre as filhas mais jovens desse processo. Ressalta-se que uma política pública educacional balizada pedagogicamente por leis estatais soberanas se apresenta como importante mecanismo de dominação política e social. A política pública determina, por exemplo, qual setor da sociedade deve ser treinado e disciplinado para ocupar a posição de operário na divisão de classe e, além disso, segundo as demandas do mercado, em qual área o trabalhador deve ser profissionalizado. Este artigo visa a identificar, por meio de questionário, as percepções daqueles atores, especificamente alunos ativos e egressos, diretamente influenciados pela política de formação profissional do IFCE Campus Pecém. Busca-se compreender quais são as percepções dos estudantes acerca da política de educação profissional adotada pelo IFCE Pecém. Foram realizadas revisão bibliográfica, pesquisa documental (leis, decretos, contratos e convênios), consulta em sites oficiais e aplicação de formulários aos sujeitos de pesquisa. Constatou-se que tanto os alunos quanto os egressos enxergam a política de formação profissional do IFCE Pecém como algo de elevada qualidade e de grande importância para o desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

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Publicado

2022-01-10

Como Citar

Cavalcante Júnior, A. G. ., Gonçalves , R. S. ., & Pessoa Junior , J. R. C. . (2022). Política de formação profissional do IFCE Pecém: : percepções dos alunos e egressos. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 12(28), 93–115. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.28.7912

Edição

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Artigos