Prazo Prorrogado para submissão de artigo na revista de n.34
O prazo para submissão de artigos na Revista Conhecer de n.34
foi prorrogado para dia 08 de dezembro de 2024.
Saiba mais sobre Prazo Prorrogado para submissão de artigo na revista de n.34O prazo para submissão de artigos na Revista Conhecer de n.34
foi prorrogado para dia 08 de dezembro de 2024.
Saiba mais Saiba mais sobre Prazo Prorrogado para submissão de artigo na revista de n.34A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 34 a ser lançada em janeiro de 2025.
Título do Dossiê: Eleições municipais, representação política e democracia no Brasil contemporâneo
Saiba mais Saiba mais sobre Edital para edição de número 34 (2025.1)A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 31 a ser lançada em 2023.

Título do Dossiê: Movimentos sociais e processos de desdemocratização: questões agrárias, indígenas e ambientais contemporâneas.
Organizadores:
Dibe Salua Ayoub
Doutora em Antropologia Social (UFRJ) e Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3516-8682
Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello
Doutor em sociologia (UERJ) e Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1189-085X
Esta chamada busca reunir artigos que tratem da relação entre o Estado e os movimentos sociais no contexto da desdemocratização global contemporânea que atinge, de diferentes formas, o Brasil e outros países. Nesse dossiê, privilegiamos trabalhos que abordem a desestruturação das capacidades estatais voltadas às questões agrárias, indígenas e ambientais. Desfinanciamento, desatenção institucional, esvaziamento burocrático, realização mínima, desatenção às demandas sociais, esvaziamento dos espaços de participação, ausência de diálogo entre instituições governamentais e segmentos da sociedade civil, descumprimento de legislações ou aprovação de legislações substitutivas e enfraquecedoras de políticas públicas são alguns dos aspectos que caracterizam essa desestruturação. Pretendemos reunir artigos que expressem as perspectivas e as experiências dos movimentos sociais e povos afetados pelos processos de desdemocratização, bem como suas lutas, formas de ação e resistência.
Prazo para envio dos artigos: 30 de março de 2023
A edição será lançada em agosto de 2023
Confira as Diretrizes
Saiba mais Saiba mais sobre Edital para edição de número 31 (2023.2)A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 31 a ser lançada em 2023.

Título do Dossiê: Movimentos sociais e processos de desdemocratização: questões agrárias, indígenas e ambientais contemporâneas.
Organizadores:
Dibe Salua Ayoub
Doutora em Antropologia Social (UFRJ) e Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3516-8682
Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello
Doutor em sociologia (UERJ) e Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1189-085X
Esta chamada busca reunir artigos que tratem da relação entre o Estado e os movimentos sociais no contexto da desdemocratização global contemporânea que atinge, de diferentes formas, o Brasil e outros países. Nesse dossiê, privilegiamos trabalhos que abordem a desestruturação das capacidades estatais voltadas às questões agrárias, indígenas e ambientais. Desfinanciamento, desatenção institucional, esvaziamento burocrático, realização mínima, desatenção às demandas sociais, esvaziamento dos espaços de participação, ausência de diálogo entre instituições governamentais e segmentos da sociedade civil, descumprimento de legislações ou aprovação de legislações substitutivas e enfraquecedoras de políticas públicas são alguns dos aspectos que caracterizam essa desestruturação. Pretendemos reunir artigos que expressem as perspectivas e as experiências dos movimentos sociais e povos afetados pelos processos de desdemocratização, bem como suas lutas, formas de ação e resistência.
Prazo para envio dos artigos: 30 de março de 2023
A edição será lançada em agosto de 2023
Confira as Diretrizes
Saiba mais Saiba mais sobre Edital para edição de número 31 (2023.2)A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 30 a ser lançada em 2023.

Título do Dossiê: Conservadorismo e (desmonte das) políticas públicas
Organizadores:
Prof. Dr. Emanuel Freitas das Silva (UECE)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UECE
Prof. Dr. Emerson José Sena da Silveira (UFJF)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião UFJF
Nesse dossiê, a Revista Conhecer reunirá artigos sobre as implicações do “giro à direita” ou “giro conservador” em curso na política latino-americana, com destaque para o Brasil. A chegada da chamada “nova direita” à Presidência da República, no caso brasileiro, produziu uma ocupação de espaços institucionais com o objetivo maior de “desconstruir” todo um legado de políticas públicas e ampliação de direitos humanos e sociais fundamentais, cuja implementação vinha se dando no curso do ordenamento jurídico-política da Constituição Federal de 1988. Sob a defesa do “politicamente incorreto”, da “desideologização da política”, “defesa da família e dos valores”, uma série de decisões governamentais têm ameaçado a inscrição do Brasil, no campo dos direitos e das políticas públicas, nos processos de modernização global que a que o Ocidente assiste, acarretando mesmo retrocessos no plano democrático. Nesse sentido, artigos que analisem desmonte de políticas públicas a partir de justificativas “conservadoras”, bem como a implementação de outras sob a mesma argumentação discursiva serão bem vindos para a composição deste dossiê
Prazo para envio dos artigos: 31/08/2022
A edição será lançada em janeiro de 2023
Confira as Diretrizes para Autores
Saiba mais Saiba mais sobre Edital para edição de número 30 (2023.1)A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 26 a ser lançado em janeiro de 2021.

Título do Dossiê: Interseccionalidade, Gênero e Políticas Públicas
Organizadoras: Maria do Socorro Ferreira Osterne (UECE); Ana Beatriz Martins dos Santos Seraine (UFPI);
O debate sobre interseccionalidade vem ampliando-se de forma significativa e a sua articulação com outros campos de estudo se faz bastante desafiadora. Nesse sentido, na atual configuração em que pese a observação da complexidade que nutre a dinâmica socio-político-econômica e cultural dos nossos dias, a exigência de pensar, interpretar e compreender o nosso mundo da vida cotidiana nos impõe a romper fronteiras, quebrar paradigmas e construir outros atalhos teórico-metodológicos que nos municiem da capacidade analítica e crítica para uma maior aproximação do que está posto na ordem atual dos fenômenos, problemas e acontecimentos sociais.
É, pois, a partir da apropriação da categoria, interseccionalidade, como instrumento teórico-metodológico, que se pretende abrir uma frente de reflexão e debates sobre as possibilidades de diálogos e enfrentamentos que tal instrumento poderá oportunizar, tanto para a discussão de si mesmo como para as interfaces que podem ser constituídas com tantos outros campos do conhecimento.
Para composição desse Dossiê, a intenção é provocar produções sobre: a) gênero e políticas públicas. b) interseccionalidade; c) gênero e interseccionalidade; d) gênero e interseccionalidade nas políticas públicas.
Prazo para envio dos artigos: 31 de outubro de 2020.
A edição será lançada em janeiro de 2021
Confira as Diretrize para autores.
Saiba mais Saiba mais sobre Edital para edição do número 26 (2021.1)
Latindex é o produto da cooperação de uma rede de instituições que trabalham de maneira coordenada para reunir e divulgar informações sobre as publicações seriais científicas produzidas na América Latina.
Inclui revistas de pesquisa científica, técnico-profissional e divulgação científica e cultural publicadas na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Além disso, oferece informações sobre revistas com conteúdo ibero-americano publicadas em qualquer lugar do mundo.
O Catálogo 2.0 é composto de revistas com os mais altos padrões de qualidade, de acordo com a metodologia da Latindex e a revista Conhecer: debate entre o público e o privado foi avaliada e incorporada ao catálogo.
Entre no site aqui
Saiba mais Saiba mais sobre Indexado em Latindex Catálogo 2.0
Convidamos professores, alunos e demais pesquisadores a submeterem seus trabalhos científicos na Revista Conhecer: debate entre o público e o privado.
O prazo para submissão para a edição do segundo semestre de 2020 foi prorrogado e agora o envio dos artigos poderá ser realizado até o dia 30 de maio de 2020.
As orientações para a submissão estão nas Diretrizes para os Autores.
Saiba mais Saiba mais sobre Prorrogado o prazo para submissão para a edição de n25Convidamos professores, alunos e demais pesquisadores a submeterem seus trabalhos científicos na Revista Conhecer: debate entre o público e o privado.
O prazo para submissão para a edição do segundo semestre de 2020 é até 15 de abril de 2020.
As orientações para a submissão estão nas Diretrizes para os Autores.

Convidamos professores, alunos e demais pesquisadores a submeterem seus trabalhos científicos na Revista Conhecer: debate entre o público e o privado.
O prazo para submissão para a edição do primeiro semestre de 2020 é até 20 de Outubro de 2019.
As orientações para a submissão estão nas Diretrizes para os Autores.


A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 23 a ser lançado em agosto de 2019.
Título do Dossiê: EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA: EXPERIÊNCIAS, ALTERNATIVAS E RESISTÊNCIAS
Organizadores: Jeannette Filomeno Pouchain Ramos (UNILAB/UECE); Helza Ricarte Lanz (Köln Universität);
José Carlos Paiva (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto)
Diante das mudanças políticas, sociais e educacionais e sua intercessão com as artes, a Revista Conhecer propõe a edição deste Dossier que trata das experiências, alternativas e resistências locais, regionais e globais. Nestes tempos de crise do Estado e da economia tem sido questionado o sistema de governo pautado na democracia e na inclusão social das minorias étnicas e de refugiados. Movimentos, manifestações artísticas e políticas públicas que afirmavam o direito à educação pública, gratuita, universal, obrigatória, como direito subjetivo, à diversidade cultural e etnica e ao ensino de artes em suas múltiplas expressões são questionadas e multiplicam-se embates em torno do aprofundamento ou suspensão de tais assertivas.
Educadores, políticos e artistas são, então, convocados a sistematizarem suas experiências e resistências e partilharem no Dossier. Este número temático da Revista Conhecer pretende contribuir para o diálogo dos discursos e das práticas reflexivas e interventivas, criativas de re-existências em tempos de incerteza. Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais e humanas e dos estudos artísticos, bem como inter e transdisciplinares e poderão reportar-se a investigações empíricas, experiências individuais e coletivas, auto-biografias, entre outros, apoiadas na análise e reflexão teórica e metodológica, e a práticas de intervenção artística.
Novo Prazo para envio dos artigos: 28 de fevereiro de 2019.
A edição será lançada em agosto de 2019
Confira as Instruções aos/às autores/as.
Saiba mais Saiba mais sobre Edital para edição do número 23
A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga as chamada para o número 22 a ser lançada em março de 2019.
Título do Dossiê: CONFLITUALIDADE, VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS
Organizadores: Dra. Camila Holanda Marinho (UECE) e Dr. David Oliveira (UFC)
Nesse dossiê, a Revista Conhecer terá como tema discussões e pesquisas sobre conflitualidade, violência e direitos humanos. Percebe-se que as relações de biopoder voltadas à gestão e regulação dos processos vitais humanos ao estabelecer relações de poder sobre a forma de vida dos indivíduos infere práticas de violação de direitos, comumente legitimadas pelo senso comum e reconhecidas como práticas de justiça. Diante disso, observa-se como a dinâmica da violência está marcada por sentimentos de ódio e indiferença frente às formas de exclusão social e desprezo cultural e racial a que determinados grupos sociais estão sujeitos. Portanto, esses debates têm despertado inquietações recorrentes no âmbito das preocupações sociais e adquirido importância na contemporaneidade, e em especial no Brasil, ao discorrerem sobre temas relacionados às práticas de intolerância, discriminação e ameaça a condição humana.
Novo prazo para envio dos artigos: 23 de janeiro de 2019
A edição será lançada em março de 2019.
Confira as Instruções aos/às autores/as.
Saiba mais Saiba mais sobre Edital para edição do número 22