Política de formação profissional do IFCE Pecém:

percepções dos alunos e egressos

Autori

  • Antonio Guedes Cavalcante Júnior Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Professor no Instituto Federal do Ceará – IFCE
  • Rodrigo Santaella Gonçalves Doutor em Ciências políticas, Professor do Instituto Federal do Ceará – IFCE e Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Jose Raulino Chaves Pessoa Junior Doutor em Ciências Políticas e Professor Visitante do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.28.7912

Parole chiave:

políticas públicas, educação profissional, Instituto Federal do Ceará

Abstract

As relações educação-trabalho-emprego tiveram uma significativa parcela de contribuição na montagem e formatação da sociedade ocidental moderna. Ademais, é notória a influência que as Revoluções Francesa, Americana e Industrial têm exercido nas relações sociais contemporâneas, sobretudo quanto às suas contribuições com o nascimento de novos meios de efetivação da igualdade social. As Políticas Públicas como área acadêmica estão, por assim dizer, entre as filhas mais jovens desse processo. Ressalta-se que uma política pública educacional balizada pedagogicamente por leis estatais soberanas se apresenta como importante mecanismo de dominação política e social. A política pública determina, por exemplo, qual setor da sociedade deve ser treinado e disciplinado para ocupar a posição de operário na divisão de classe e, além disso, segundo as demandas do mercado, em qual área o trabalhador deve ser profissionalizado. Este artigo visa a identificar, por meio de questionário, as percepções daqueles atores, especificamente alunos ativos e egressos, diretamente influenciados pela política de formação profissional do IFCE Campus Pecém. Busca-se compreender quais são as percepções dos estudantes acerca da política de educação profissional adotada pelo IFCE Pecém. Foram realizadas revisão bibliográfica, pesquisa documental (leis, decretos, contratos e convênios), consulta em sites oficiais e aplicação de formulários aos sujeitos de pesquisa. Constatou-se que tanto os alunos quanto os egressos enxergam a política de formação profissional do IFCE Pecém como algo de elevada qualidade e de grande importância para o desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

Acordo de Cooperação n. 01/2015. (2015, 15 de dezembro). Recuperado de http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20151215/do20151215p01.pdf#page=1

Bonfim, J. B. (2006). Palavra de presidente: discursos de posse de Deodoro a Lula. Brasília, DF: LGE.Caires, V. G., & Oliveira, M. A. (2018). Educação profissional brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis, RJ: Vozes.

Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. (1937, 10 de novembro). Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1930-1939/constituicao-35093-10-novembro--1937-532849-publicacaooriginal-15246-pl.html

Constituição Política do Império do Brazil. (1824, 25 de março). Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm

Cunha, L. A. (2000). o ensino de ofícios artensanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. Brasília, DF: Flasco.

Decreto n. 7.566, 23 de setembro de 1909. (1909). Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html

Decreto-Lei n. 4.048, de 22 de janeiro de 1942. (1942). Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4048-22-janeiro-1942-414390-publicacaooriginal-1-pe.html

Decreto-Lei n. 8.621, de 10 de janeiro de 1946. (1946). Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del8621.htmDecreto-Lei n. 9.403, de 25 de junho de 1946. (1946). Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del9403.htm

Decreto-Lei n. 9.853, de 13 de setembro de 1946. (1946). Recuperado de http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del9853.htm

Dias, R., & Matos, F. (2019). Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo, SP: Atlas.Fonseca, C. S. (1961). A história do ensino industrial no Brasil (Vol. 1). Rio de Janeiro, RJ: Escola Técnica Federal.

Foucault, M. (2014). Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes.

Instituto Federal do Ceará. (2018). Estudo de potencialidades para abertura de novos cursos. Recuperado de https://ifce.edu.br/pecem/campus-pecem/documentos-e-editais-do-campus/documentos-institucionais/estudo-de-potencialidades-06-06-2018.pdf/view

Lei n. 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. (1959). Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l3552.htm

Lei n. 6.545, de 30 de junho de 1978. (1978). Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-6545-30-junho-1978-366492-publicacaooriginal-1-pl.html

Lei n. 8.948, de 8 de dezembro de 1994. (1994). Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1994/lei-8948-8-dezembro-1994-349799-publicacaooriginal-1-pl.html

Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. (2008). Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11892-29-dezembro-2008-585085-norma-pl.html

Lerner, D., & Lasswell, H. (Eds.). (1951). The policy sciences. Stanford, CA: Stanford University Press.

Lopes, B., Amaral, J. N., & Caldas, R. W. (2008). Políticas públicas: conceitos, e casos práticos. São Paulo, SP: Cengage Learning.

Manfredi, S. M. (2017). Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Jundiaí, SP: Paco.

Martins, M. D. (2008). Entre a cruz e o capital: as corporações de ofícios no Rio de Jneiro após a chegada da família real (1808-1824). Rio de Janeiro, RJ: Garamond.

Ministério da Educação. (2009, 23 de setembro). Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf

Monteiro, Karoline Matos; Pessoa Junior, José Raulino Chaves. Educação Profissional e Formação de Professores: Inovação & Tecnologia Social, v. 1, p. 68-79, 2019.

Oliveira, E. C., & Oliveira, P. R. (2019). Uma arquegenealogia histórica da ciência das políticas públicas nos Estados Unidos (1906-1960). Revista Social e Humanas, 32(3), 185-203.

Secchi, L. (2013). Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise e casos práticos. São Paulo, SP: Cengage Learning.Secchi, L. (2020). Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo, SP: Cengage Learning.

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. (2021). Plataforma Nilo Peçanha. Recuperado de http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2021.html

Souza, C. (2006). Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, 8(16), 20-40.

Wagner, P. (2007). Public policy, social science, and the State: an historical perspective. In F. Fischer, G. J. Miller, & M. Sidney (Eds.), Handbook of public policy analysis: theory, politics and methods(pp. 29-40). New York, NY: Routledge.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-01-10

Come citare

Cavalcante Júnior, A. G. ., Gonçalves , R. S. ., & Pessoa Junior , J. R. C. . (2022). Política de formação profissional do IFCE Pecém: : percepções dos alunos e egressos. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 12(28), 93–115. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.28.7912

Fascicolo

Sezione

Artigos