Avaliação da adequação de rotulagem de cervejas tipo pilsen produzidas no Brasil e comercializadas no Ceará

Autores

  • Regina Amanda França Almeida Especialista em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Química pela UECE.

DOI:

https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2015v2e9099

Palavras-chave:

rótulo, cerveja, consumidor, legislação

Resumo

Através de publicidades e pesquisas feitas por instituições como, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), pode-se perceber a influência da cerveja como principal bebida alcoólica consumida no Brasil, principalmente no que diz respeito aos jovens. Devido ao aumento no número de consumidores, o presente estudo fez uma análise da adequação da rotulagem de cervejas do tipo pilsen, para dessa forma avaliar a informação que é transmitida ao consumidor e a qualidade do produto. Foram utilizados para a avaliação e a interpretação dos resultados os parâmetros das Instruções Normativas nº 54/2001, IN 55/2002, Lei Federal 8.918/1994, Portaria Inmetro nº157/2002, Decreto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 6.871/2009, RDC nº 64/2001, RDC nº65/2001, RDC nº259/2002, RDC nº359/2003. A principal irregularidade observada nas dez marcas foi a cor da letra em relação à do recipiente, o que não está previsto em nenhuma legislação, deixando evidente, portanto, que as marcas estudadas estão de acordo com as normas atuais de rotulagem.

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Publicado

2015-12-25

Como Citar

ALMEIDA, R. A. F. . Avaliação da adequação de rotulagem de cervejas tipo pilsen produzidas no Brasil e comercializadas no Ceará. Nutrivisa Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 72–78, 2015. DOI: 10.59171/nutrivisa-2015v2e9099. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/9099. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais