Construção de álbum seriado como ferramenta de incentivo à alimentação saudável para indivíduos analfabetos
DOI:
https://doi.org/10.52521/nutrivisa.v12i1.14986Palavras-chave:
alimentação saudável; comportamento alimentar; educação em saúde; populações vulneráveisResumo
O termo “Nutrição Inclusiva” é empregado para definir uma prática profissional embasada na utilização de recursos para proporcionar inclusão, promoção da saúde e de alimentação saudável para populações vulneráveis, tais como pessoas com deficiência, privadas de liberdade e analfabetas. O objetivo deste estudo foi desenvolver um álbum seriado com orientações sobre alimentação saudável, a ser utilizado como instrumento pedagógico por nutricionistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, em ações educativas individuais ou coletivas voltadas à população analfabeta. Trata-se de um estudo de caráter metodológico do tipo desenvolvimento. No presente estudo foram realizadas as etapas de elaboração e desenvolvimento do material, não sendo contemplada a etapa de validação. O álbum seriado “Orientações Nutricionais para Indivíduos Analfabetos” compôs-se, em sua versão final, por 56 páginas abordando os temas: escolha dos alimentos (classificação quanto ao grau de processamento), modelos exemplificativos de refeições, tamanho das porções e recomendação hídrica. O instrumento foi desenvolvido visando subsidiar ações educativas, tanto individuais quanto coletivas, voltadas à população analfabeta. Seu uso busca promover a autonomia nas escolhas alimentares e favorecer a adesão às orientações nutricionais, contribuindo diretamente para a promoção da saúde, bem como para a prevenção e o controle das Doenças Crônicas não Transmissíveis DCNT.
Referências
BAGNI, U. V.; BORGES, T. L. D.; FERREIRA, A. A. Nutrição inclusiva:(re) conhecendo os caminhos da inclusão na prática do nutricionista. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 18, p. e66037-e66037, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2023.66037
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
CABRAL, B. T.; ALVES, S. A. A.; MARTINS, R. M. G.; ALBUQUERQUE, G. A.;
CAVALCANTE, E. G. R.; LOPES, M. D. S. V. Validação de cartilha educativa para promoção do autocuidado à pessoa com hanseníase. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, v. 11, p. 289-299, 2021. DOI: https://doi.org/10.24276/rrecien2021.11.36.289-299
CHAVES, M. A. A.; SANTOS, R. F. D.; MOURA, L. K. B.; LAGO, E. C.; SOUSA, K.
H. J. F.; ALMEIDA, C. A. P. L. Elaboração e validação de um álbum seriado para prevenção do pé diabético. Revista Cuidarte, v. 12, p. e1233, 2021. DOI: https://doi.org/10.15649/cuidarte.1233
COSTA, C. DOS S.; SATTAMINI, I. F.; STEELE, E. M.; LOUZADA, M. L. DA C.;
CLARO, R. M.; MONTEIRO, C. A. Consumption of ultra-processed foods and its association with sociodemographic factors in the adult population of the 27 Brazilian state capitals (2019). Revista De Saúde Pública, v. 55, p. 47, 2021. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055002833
GONÇALVES, M. D. S.; CELEDÔNIO, R. F.; TARGINO, M. B.; DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE T.; FLAUZINO, P. A.; BEZERRA, A. N.; LOPES, S. C. Construção
e validação de cartilha educativa para promoção da alimentação saudável entre pacientes diabéticos. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 32, p. 7781, 2019. DOI: https://doi.org/10.5020/18061230.2019.7781
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de Analfabetismo Funcional – INAF [Internet]. Acesso em: 21 jan. 2025. Disponível em: https://alfabetismofuncional.org.br/alfabetismo-no-brasil/
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE [Internet].
Painel de Indicadores. Acesso em: 21 jan. 2025. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/indicadores.html
LOUZADA, M. L. D. C.; CRUZ, G. L. D.; SILVA, K. A. A. N.; GRASSI, A. G. F.;
ANDRADE, G. C.; RAUBER, F.; MONTEIRO, C. A. Consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil: distribuição e evolução temporal 2008–2018. Revista de Saúde Pública, v. 57, p. 12, 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-
2023057004744
MAGALHÃES, V. M. D. P. R.; SANTOS, R. F. D.; RAMOS, C. V., FEITOSA; L. G.
G. C.; LAGO, E. C.; SOUSA, E. K. S.; ALMEIDA, C. A. P. L. Validação de álbum
seriado para enfermeiros da atenção básica sobre a violência doméstica contra a mulher. Cogitare enfermagem, v. 25, p. e62729, 2020
MALDONADO, L.; FARIAS, S. C.; DAMIÃO, J. D. J.; CASTRO, L. M. C.; SILVA, A.
C. F. D.; CASTRO, I. R. R. D. Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Cadernos de Saúde Pública, v. 37,
p. e00152320, 2022. DOI: 10.1590/0102-311X00152320
MARTINS, G. D. S.; DA SILVA, A. V. V.; MATIAS, N. S. L.; BEZERRA, A. N.; DE ARAÚJO NOGUEIRA, M. D.; BORGES, L. P. S. L.; MAIA, C. S. C. A regionalidade
da alimentação brasileira em cartilhas educativas para a promoção da saúde de escolares: uma revisão integrativa. Nutrivisa-Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, v. 11(1),
p. E12822-E12822, 2024. DOI: https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2024v11e12822
MOREIRA, MARIA DE FÁTIMA; NÓBREGA, MARIA MIRIAM LIMA DA; SILVA,
MARIA IRACEMA TABOSA DA. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Revista brasileira de enfermagem, v. 56, p. 184-188, 2003.
POLIT, DENISE F.; BECK, CHERYL TATANO. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. Artmed Editora, 2018.
SARAIVA, N. C. G.; CAVALCANTE, L. M.; DE ARAUJO, T. L. Promoção do controle
de peso corporal infantil: validação de álbum seriado. Rev Rene, v. 21, p. 29, 2020. DOI: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202143642
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisca Nathalia Costa de Almeida, Alane Nogeuira Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.








