Construção de álbum seriado como ferramenta de incentivo à alimentação saudável para indivíduos analfabetos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52521/nutrivisa.v12i1.14986

Palabras clave:

alimentação saudável; comportamento alimentar; educação em saúde; populações vulneráveis

Resumen

O termo “Nutrição Inclusiva” é empregado para definir uma prática profissional embasada na utilização de recursos para proporcionar inclusão, promoção da saúde e de alimentação saudável para populações vulneráveis, tais como pessoas com deficiência, privadas de liberdade e analfabetas. O objetivo deste estudo foi desenvolver um álbum seriado com orientações sobre alimentação saudável, a ser utilizado como instrumento pedagógico por nutricionistas que atuam na Atenção Primária à Saúde, em ações educativas individuais ou coletivas voltadas à população analfabeta. Trata-se de um estudo de caráter metodológico do tipo desenvolvimento. No presente estudo foram realizadas as etapas de elaboração e desenvolvimento do material, não sendo contemplada a etapa de validação. O álbum seriado “Orientações Nutricionais para Indivíduos Analfabetos” compôs-se, em sua versão final, por 56 páginas abordando os temas: escolha dos alimentos (classificação quanto ao grau de processamento), modelos exemplificativos de refeições, tamanho das porções e recomendação hídrica. O instrumento foi desenvolvido visando subsidiar ações educativas, tanto individuais quanto coletivas, voltadas à população analfabeta. Seu uso busca promover a autonomia nas escolhas alimentares e favorecer a adesão às orientações nutricionais, contribuindo diretamente para a promoção da saúde, bem como para a prevenção e o controle das Doenças Crônicas não Transmissíveis DCNT.

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Publicado

2025-06-12

Cómo citar

ALMEIDA, F. N. C. de; BEZERRA, A. N. Construção de álbum seriado como ferramenta de incentivo à alimentação saudável para indivíduos analfabetos. Nutrivisa Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. e14986, 2025. DOI: 10.52521/nutrivisa.v12i1.14986. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/14986. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos originais