Condições higiênico-sanitárias de serviços de alimentação em escolas: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2014v1e9041Palabras clave:
alimentação escolar, doenças transmitidas por alimentos, manipulação de alimentos, qualidade dos alimentos, normas de qualidade de alimentos, legislação sanitáriaResumen
Objetivo: Avaliar a produção científica relacionada às condições de higiene das cozinhas escolares desde a promulgação da RDC nº216/2004. Métodos: Revisão sistemática da literatura, a partir de bases de dados eletrônicas (Medline, Lilacs, Scielo) e em periódicos nacionais não indexados, publicados entre setembro de 2004 a outubro de 2013. Resultados: Foram incluídos sete artigos, que avaliaram 704 estabelecimentos. Houve crescimento no número de publicações no período compreendido entre 2009-2012, com maior número na região Nordeste do Brasil e em escolas públicas. A média de conformidades foi de 43,7% e os menores índices de adequação foram relacionados às categorias de responsabilidades e documentação e registro. Após a promulgação da RDC nº216/2004 houve um decréscimo na adequação dos serviços de alimentação no país. Conclusão: Há necessidade de melhorias nos serviços de alimentação do país. Sugere- se uma ampliação do número de pesquisas com abordagens que, além do diagnóstico, avaliem o impacto de intervenções nos estabelecimentos, a fim de contribuir com a qualidade da alimentação escolar.
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