Análise do perfil do consumidor de carnes em Currais Novos, Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2017v4e9017Palabras clave:
perfil do consumidor, hábito alimentar, carneResumen
Segurança alimentar é a garantia do consumidor de adquirir um alimento que possua, como característica intrínseca, a sanidade, somada a atributos nutricionais e sensoriais desejáveis. A carne fresca, por exemplo, devido à sua umidade, Ph, riqueza de nutrientes e minerais, além de fatores de crescimento intrínsecos, constitui-se num substrato com condições ótimas para o crescimento de microrganismos diversos, o que influencia na sua qualidade e podendo ser uma fonte de transmissão de bactérias patogênicas aos seres humanos. Esta pesquisa foi realizada de 2014 a 2015, utilizando um instrumento de verificação observacional, com o intuito de verificar o grau de percepção da qualidade dos alimentos e, principalmente, o hábito do consumo de carnes pelos consumidores locais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e observacional para analisar o perfil dos consumidores de carnes no município de Currais Novos, Rio Grande do Norte. Os resultados encontrados mostraram que 86% dos consumidores preocupam-se com os riscos sanitários e com o manuseio da carne, 88% observam o rótulo, o prazo de validade e o aspecto da embalagem dos produtos cárneos, e ainda que esse público costuma consumir mais carne bovina do que os outros tipos de carnes.
Citas
ALEIXO, J. A. G.; LOGUERCIO, A. P.; SILVA, W. P. Condições higiênicosanitáriasno processamento de carne moída.
Higiene Alimentar, v. 16, n. 98, p. 63 – 66, 2002.
BENEVIDES, C. M. J.; LOVATTI, R. C. C. Segurança alimentar em estabelecimentos processados de alimentos. Revista Higiene Alimentar, São Paulo, v. 18, out. 2004.
BRITO, J. V. S.; SANTOS, R. C.; SOUZA, V. S. Avaliação das condições higiênico-sanitárias de carnes. 2012.
FERREIRA, S. Consumidor observa mais os rótulos das embalagens. 2011. Disponível em:
<http://www.opopular.com.br/editorias/economia/ consumidor-observa-mais-os-r%C3%B3tulos-das- embalagens-1.82357>
IEL/CNA/SEBRAE. Estudo sobre a eficiência econômica e competitividade da cadeia agroindustrial da pecuária de corte no Brasil. Brasília, IEL, 2000.
LUDTKE, C. Bem-estar animal: qualidade ética da carne. 2010. Disponível em: http://www.agroanalysis.com. br/especiais_detalhe.php?idEspecial=54&ordem=2 Acesso em 11 dez. 2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 2619 de 06 de dezembro de 2011: Dispõe sobre Boas Práticas e de Controle de condições sanitárias e técnicas das atividades relacionadas à importação, exportação, extração, produção, manipulação, beneficiamento, acondicionamento, transporte, armazenamento, distribuição, embalagem e reembalagem, fracionamento, comercialização e uso de alimentos. São Paulo, 2011.
VALENTE, D.; PASSOS, A. D. Avaliação higiênico- sanitária e físico-estrutural dos supermercados de uma cidade do Sudeste do Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 7, n. 1, jun. 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Catherine Teixeira de Carvalho, Cristiane Pinheiro de Sousa, Cristiane Pinheiro de Sousa, Isabel Cristina da Silva Araújo, Girlene Freire Gonçalves, Thuany Matias da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.