Experiência de aprendizagem com crianças para o consumo de alimentos que previnem a anemia

Autores

  • Renata Brasil Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, Universidade Federal de Pelotas
  • Ivana Loraine Lindemann Departamento de Nutrição, Universidade Federal de Pelotas, RS. Faculdade de Nutrição, Pelotas, RS.
  • Cristina Corrêa Kaufmann Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, departamento de nutrição
  • Derlange Belizário Diniz 3Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde - Universidade Estadual do Ceará, CE.
  • Giselda Maria Pereira Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas-RS
  • Samara de Almeida Mesquita Rosa Centro Universitário Estácio de Sá – Fortaleza, CE, Brasil.
  • Renata Belizário Diniz Universidade Estadual do Ceará
  • Dionisia Nagahama Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Departamento de Ciências da Saúde, Laboratório de Nutrição
  • Márcia Rúbia Duarte Buchweitz Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. Faculdade de Nutrição.

DOI:

https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2018v5e9857

Palavras-chave:

educação nutricional, pré-escolar, atividades lúdicas, estado nutricional, anemia

Resumo

O objetivo do estudo foi realizar uma intervenção de educação nutricional para pré-escolares, incentivando o consumo de alimentos capazes de aumentar os níveis de ferro e fontes alimentares de vitamina C. Trata-se de um estudo de delineamento qualitativo cujo método empregado apresenta caráter de pesquisa-ação. A intervenção foi realizada com pré-escolares de uma creche municipal, no Rio Grande do Sul, Brasil. Foram coletados dados demográficos, de saúde e antropométricos das crianças. Para estratégia de educação nutricional foram utilizadas atividades lúdicas para incentivar o consumo de refeições ricas em ferro e vitamina C. O Índice de Massa Corporal mostrou que as crianças apresentavam uma elevada prevalência de sobrepeso e obesidade. A análise estatística mostrou significância quanto ao aumento do conhecimento das crianças em relação a alimentos fontes de ferro e vitamina C e a aceitação do consumo desses alimentos oferecidos na escola. Conclui-se que a estratégia de educação nutricional utilizando brincadeiras, proporcionou resultados positivos entre os pré-escolares.

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Publicado

2018-11-15

Como Citar

BRASIL, R.; LINDEMANN, I. L.; KAUFMANN, C. C.; DINIZ, D. B.; PEREIRA, G. M.; ROSA, S. de A. M.; DINIZ, R. B.; NAGAHAMA, D.; BUCHWEITZ, M. R. D. Experiência de aprendizagem com crianças para o consumo de alimentos que previnem a anemia. Nutrivisa - Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 10–19, 2018. DOI: 10.59171/nutrivisa-2018v5e9857. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/9857. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos originais