A presença de métodos pedagógicos nas ações de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes no Brasil e exterior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2023v10e10511

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, ensino fundamental e médio, escolas

Resumo

Objetivou-se verificar, por meio de uma revisão integrativa de literatura, se as publicações sobre as intervenções em Educação Alimentar e Nutricional (EAN), realizadas no ensino fundamental e médio, para crianças e adolescentes no Brasil e exterior, estão sendo executadas com o uso de algum método pedagógico pré-definido. A EAN quando aplicada com métodos educacionais adequados, pode  favorecer o diálogo entre o educador e o educando e os resultados podem ser satisfatórios. Utilizou-se para a coleta de dados as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Biblioteca Virtual de Saúde (BVS); US National Library of Medicine (PUBMED); Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se uma amostra de 35 publicações. Percebeu-se que poucas ações de EAN utilizaram um método pedagógico. Os resultados demonstraram que os pesquisadores precisam ancorar as suas ações de EAN a métodos pedagógicos, de forma mais clara, pois podem proporcionar a ampliação do conhecimento sobre alimentação adequada e saudável, aumentar a autonomia nas escolhas alimentares, e a efetividade das intervenções em alimentação e nutrição.

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Publicado

2023-06-13

Como Citar

BENTO, I. C.; NERI NOBRE, L. A presença de métodos pedagógicos nas ações de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes no Brasil e exterior. Nutrivisa - Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. e10511, 2023. DOI: 10.59171/nutrivisa-2023v10e10511. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/10511. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de revisão