Comentário sobre o artigo Filosofia e Cinema de Nei Fonseca e Douglas Orben

Autores/as

  • Nelcino Henrique Nascimento de Aquino IFSertãoPE
  • Diêgo Costa Silva Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Resumen

O comentário ao artigo Filosofia e Cinema: Reflexões Críticas no Ensino Médio Integrado, de Nei Fonseca e Douglas Orben, tem como objetivo destacar a originalidade e a importância do projeto “Filosofia e Cinema” como estratégia pedagógica no Ensino Médio Integrado. O comentário evidencia a relevância da proposta ao considerar o cinema como ferramenta filosófica e educativa, capaz de articular razão e emoção — logos e páthos — no processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico é composto por autores como Julio Cabrera (2013), que propõe o conceito de racionalidade logopática; Alejandro Cerletti (2009), que enfatiza a centralidade da pergunta no filosofar; e Silvio Gallo (2012), com sua “pedagogia do conceito”, baseada em sensibilização, problematização, investigação e criação. O comentário valoriza a metodologia adotada pelos autores do artigo, que consiste na exibição e debate de filmes, demonstrando como essa prática favorece o pensamento filosófico. Além disso, aponta para a relevância social e educacional do projeto ao democratizar o acesso à filosofia por meio de uma linguagem popular como o cinema. Como desdobramento reflexivo, o comentário propõe um passo adiante: transformar os estudantes em produtores de obras audiovisuais, aprofundando a experiência filosófica e criativa. Assim, o comentário reconhece a força pedagógica do cinema e convida os professores a ousarem novas formas de filosofar na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALVES JUNIOR, D. G.; PALMA LIMA, O. Entre o cinema e o jazz:: A produção midiática dos anos trinta e quarenta na interpretação de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. Kalágatos , v. 9, n. 18, p. 11–46, 2021. DOI: 10.23845/kalagatos.v9i18.6031. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6031 . Acesso em: 23 abr. 2025.

ALVES, F. F. . A imagem-movimento deleuzeana e seus desdobramentos. Polymatheia - Revista de Filosofia, v. 14, n. 25, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6653. Acesso em: 23 abr. 2025.

CABRERA, Julio. O Cinema Pensa. São Paulo: Verus Editora, 2013.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DAYRELL, Juarez. A escola faz juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Campinas: Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 105-1128, out. 2007.

FONSECA, Nei; ORBEN, Douglas João. Filosofia e Cinema: Reflexões Críticas no Ensino Médio Integrado. Kalágatos, v. 22, n. 2, p. e25018-e25018, 2025. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/14950/12983. Acesso em: 21 jan. 2025.

RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Autores Associados, 2014.

SIMÕES, Lucas Alves. Tecnologia e formação do indivíduo no Ensino de Filosofia: : Uma investigação a partir do novo Currículo do Ensino Médio de Pernambuco e numa perspectiva filosófica de Álvaro Vieira Pinto. Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online, v. 3, n. 1, p. e23005, 2023. DOI: 10.31416/cacto.v3i1.531. Disponível em: https://revistas.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/531. Acesso em: 23 abr. 2025.

TECHIO, Jônadas; WILLIGES, Flávio (Org.). Filosofia e cinema: uma antologia [recurso eletrônico]. Pelotas: NEPFIL Online, 2020. 482 p. (Série Dissertatio Filosofia). Disponível em:<https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/files/2020/07/FC-final-1.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2025.

Publicado

2025-04-23

Cómo citar

AQUINO, N. H. N. de; SILVA, D. C. Comentário sobre o artigo Filosofia e Cinema de Nei Fonseca e Douglas Orben. Kalágatos , [S. l.], v. 22, n. 2, p. eK25030, 2025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/15450. Acesso em: 5 dic. 2025.