A imagem-movimento deleuzeana e seus desdobramentos
Palavras-chave:
Filosofia, Cinema, Tempo, Imagem, MovimentoResumo
O relacionamento entre imagem retratada pelo cinema, saber e ensino-aprendizagem mostra-se, assim como o principal foco de abordagem desta pesquisa. As duas obras de Gilles Deleuze sobre cinema, Imagem-movimento e Imagem-tempo, serviram de base teórica para construção argumentativa. Desse modo, busca-se determinar a utilização da imagem cinematográfica nas classes escolares, bem como as problematizações de caráter metodológico, teórico e epistemológico, defrontados pelos docentes de Filosofia do Ensino Médio, quando fazem uso destes recursos audiovisuais.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução: Giovanni Reale. São Paulo: Loyola, 2002.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. Campinas – SP: Papirus, 2003.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimeto: cinema 1. Tradução: Stella Senra. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: cinema 2. Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia?. Tradução: Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontagens do tempo perdido. Belo Horizonte: UFMG, 2018.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Tradução do autor. São Paulo: Relume Dumará, 2002.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Outra face de Jean Renoir. In: O cinema no século. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.